Enterobiose e Tricuríase

Páginas: 18 (4395 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
1- INTRODUÇÃO
Em países em desenvolvimento as enteroparasitoses são muito freqüentes, principalmente entre as crianças, onde não há um saneamento básico adequado e ocorre uma deficiência no que diz respeito à orientação sobre higiene e vias de contaminação.
As crianças em idade escolar são muito prejudicadas por esses tipos de parasitoses,pois os enteroparasitos consomem os nutrientesnecessários para o desenvolvimento físico e cognitivo, além dos sintomas habituais, como dores abdominais, diarréias e desconforto. (BIOLCHINI, 2005).
Um indivíduo pode estar monoparasitado ou apresentar dois ou mais enteroparasitos. Entre as pessoas pesquisadas em uma área rural de Uberlândia (Minas Gerais, Brasil) foram encontrados 66,7% moninfectados, 17,6% biinfectados e 15,7% poliinfectados(BIOLCHINI, 2005).
Em São José da Bela Vista, São Paulo, usuários do Serviço Ambulatorial do Centro de Saúde Municipal e do Hospital Público São Vicente de Paulo foram analisados, ambos os sexos, quanto à presença de enteroparasitos, resultando em 44,4% dos indivíduos portadores das enteroparasitoses. Resultado esse que foi atribuído ao baixo nível socieconômico e educacional da população em questão.(BIOLCHINI, 2005).
As enteroparasitoses em questão, Enterobiose e Tricuríase, são doenças de ampla distribuição. Estima-se que, segundo Rey (2002), a Tricuríase tem distribuição cosmopolita, possuindo 500 milhões de casos em todo o mundo e é muito comum em países tropicais, como o Brasil. No entanto, a Enterobiose é mais comum em regiões de clima frio e temperado, inclusive nos paísesdesenvolvidos, contrariamente à grande maioria desse tipo de parasitose. Isso ocorre pelo fato da freqüência de banhos ser menos e ao uso das mesmas roupas de banho por dias consecutivos.
Nos países latino-americanos foram registradas as seguintes taxas de infecção da Enterobiose: 48 a 51% no México, 36,5% em Santiago do Chile, 42% em Buenos Aires; 60% em São Paulo e 22,3% no Rio de Janeiro. (REY, 2002).
Acontaminação pelo Enterobius vermicularis e pelo Trichuris trichiura ocorre pela ingestão de ovos maduros (fase infectante em ambas as doenças) pelo hospedeiro. A fêmea do E. vermicularis coloca seu ovos na região perianal, onde ocorre sua maturação e a transmissão é feita através da disseminação desses ovos durante o ato de coçar a região, pela ingestão de alimentos manipulados sem higiene peloindivíduo portador da parasitose, além da auto-infecção. Já a fêmea do T. trichiura coloca seus ovos no intestino e a contaminação ocorre por alimentos e água contaminados com fezes contendo os ovos maduros, que sofrem maturação em meio externo.
O objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão bibliográfica de duas enteroparasitoses (Enterobiose e Tricuríase), citando suas principaiscaracterísticas como ciclo evolutivo, meios de transmissão, diagnóstico, tratamento e medidas de prevenção.

2- AGENTE ETIOLÓGICO
O parasito Enterobius vermicularis é um pequeno nematóide da ordem Oxyuroidea, popularmente conhecido como oxiúro (do antigo nome Oxyuris vermicularis, hoje sinônimo) e é facilmente reconhecido pelas suas pequenas dimensões, cor branca e pelo tipo de esôfago oxiuriforme(REY, 2002;MORAES, 2000).
A fêmea (Figura 1) é maior que o macho, medindo 1 cm de comprimento, sendo fusiforme e com a cauda afilada.











Figura 1: Enterobius vermicularis fêmea
Fonte: http://www.ufrgs.br/para-site/siteantigo/Imagensatlas/Animalia/Imagens/enterobfemea3.jpg


Já o macho (Figura 2) mede cerca de 3 a 5mm e tem extremidade posterior enrolada ventralmente, e,por suas dimensões, geralmente são mais difíceis de serem encontrados e possuem um tempo menor de sobrevivência. (MORAES, 2000)





Figura 2: Enterobius vermicularis macho adulto (adaptado)
Fonte: http://www.cdc.gov/parasites/images/pinworm/home_page_image_pinworm.jpg

Os ovos (Figura 3) medem cerca de 50 a 60 m de comprimento por 20 a 30m de largura e se apresentam ligeiramente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tricuríase
  • Enterobiose
  • Enterobiose
  • Tricuriase
  • oxiurose ou enterobiose
  • Enterobiose 2
  • TRICURÍASE: Trichuris trichiura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!