Enterbactérias

Páginas: 5 (1020 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
ENTEROBACTÉRIAS

Escherichia coli Enterotoxigênica (ETEC)

Entre as categorias de Escherichia coli diarreiogênicas encontra-se a E. coli enterotoxigênica (ETEC), que foi definida por sua capacidade em produzir as enterotoxinas termolábil (LT) e termoestável (ST). A importância clínica das ETEC na etiologia da diarréia infantil foi reconhecida no final da década de 1960, e desde então,constituiu uma das principais causas da diarréia aguda em crianças menores de cinco anos de idade em todo o mundo.

Patogenicidade

O mecanismo de patogenicidade das ETEC compreende basicamente na colonização da mucosa intestinal e a produção de enterotoxinas. A colonização está relacionada à capacidade desta bactéria em aderir a receptores específicos presentes na superfície do epitéliointestinal através de estruturas que foram genericamente denominadas de fatores de colonização.

FATORES DE VIRULÊNCIA

Fatores de Colonização

Os fatores de colonização, geralmente, são estruturas filamentosas de natureza protéica, antigênicas e que se encontram distribuídas de forma peritríquia na superfície bacteriana.

Toxinas

As enterotoxinas LT e ST produzidas por ETEC compreendem duasgrandes famílias de toxinas de natureza protéica que diferem quanto a sua tolerância à temperatura, estrutura, imunogenicidade e mecanismos de ação.

Enterotoxinas LT
As enterotoxinas LT apresentam semelhanças estruturais, antigênicas e funcionais com a toxina colérica (CT) e constituem os determinantes de virulência mais bem caracterizados em ETEC.
Após ser secretada pela bactéria, a toxinaLT se liga aos seus receptores na célula-alvo e é internalizada por um mecanismo de endocitose. As vesículas endocíticas sofrem o transporte trans-Golgi, no qual ocorre a separação das subunidades A e B desencadeando numa profunda alteração no metabolismo hidrossalino da célula, o que leva ao acúmulo de água no lúmen intestinal e diarréia. Além deste, outros mecanismos alternativos estãoassociados à resposta secretora induzida pela toxina LT, como a estimulação do metabolismo do ácido araquidônico, potencializando a produção de prostaglandinas e leucotrienos que estimulam o transporte eletrolítico e a mobilidade intestinal.

Enterotoxinas ST

As enterotoxinas ST são proteínas monoméricas, de baixo peso molecular e que contêm múltiplos resíduos de cisteína, formando pontes dedissulfeto, o que lhes confere a termoestabilidade. São classificadas em dois subgrupos: STa são solúveis em metanol, resistentes a ácidos, detergentes e diversas proteases e a STb, que são insolúveis em metanol e sua produção é codificada por genes plasmideais. Embora STb tenha sido originalmente relacionada à diarréia em suínos, sua ocorrência tem sido também relatada em amostras de ETEC de origemhumana.

EPIDEMIOLOGIA

Estimativas globais indicam que amostras de ETEC são responsáveis por causar 380.000 mortes anuais, especialmente em crianças com menos de cinco anos de idade que vivem em regiões de baixas condições socioeconômicas e deficientes em saneamento básico. Além disso, são agentes de diarréia em turistas e militares que visitam ou vivem em regiões endêmicas. As infecções sãotransmitidas principalmente pela ingestão de água e alimentos contaminados, contudo a transmissão por contato pessoal em berçários e enfermarias pediátricas também tem sido relatada. A infecção por ETEC pode resultar em um amplo espectro de sintomas, desde uma diarréia branda até uma diarréia mais grave acompanhada de desidratação, podendo em casos extremos levar ao choque. Entretanto, a infecção éautolimitada, tendo duração média de um a dois dias.

DIAGNÓSTICO

É feito a partir do isolamento e identificação bioquímica de E. coli das fezes de pacientes, os métodos utilizados para o diagnóstico das infecções relacionadas as ETEC se baseiam na detecção das enterotoxinas LT e/ou ST.

TRATAMENTO

As infeções por ETEC, assim como as demais infecções intestinais causadas por E. coli,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!