Entendeno as linguagens documentárias

403 palavras 2 páginas
UFF Universidade Federal Fluminense
IACS- Instituto de Artes e Comunicação Social
GCI – Departamento de Ciência da Informação
Biblioteconomia e documentação
Disciplina: Laboratório de linguagem documentária Verbal
Prof: Joyce
Aluna : Márcia Brêtas
CINTRA, Anna Maria Marques. Para entender as linguagens documentárias.[S.L]: Polis, 2 edição, [S.D].

Resumo:
As linguagens documentárias surgiu de uma dificuldade para armazenar e recuperar a informação frente a explosão da literatura científica. AS linguagens documentárias foram construídas com intuito de representar os conteúdos dos textos e são instrumentos utilizados para a “traduzir” as linguagens Naturais para a linguagem documentária de determinado domínio . As LDs são um sistema de classificação facetada que incorporam também o controle de vocabulário esse controle de vocabulário corresponde as terminologias e linguagem de especialidade. A utilização do vocabulário controlado garante a organização e a recuperação principalmente de documentos que tratam de assuntos muito específicos. Para garantir o controle do vocabulário as Lds incorporam procedimentos de normalização gramatical e semântica. A normalização gramatical refere-se à forma de apresentação dos seus elementos quanto ao gênero, ao número e ao grau. A normalização semântica procura garantir a univocidade na representação dos conceitos da áreas de especialidades por meio das relações lógico semântica.
A estrutura básica de uma LD é dada por relações hierárquicas, que podem ser genéricas, específicas ou partitivas. O vértice de cada hierarquia é o gênero ou o todo. AS subdivisões sucessivas na hierarquia constituem espécie e/ou partes, que podem, novamente se subdividir.
Unidades subordinadas ao memso vértice , quando no memso nível de cadeia são denominadas coordenadas. AS LDs também apresentam unidades que são relacionadas de forma não hierárquica que são normalmente denominadas de associativas. As relações hierárquicas

Relacionados