Entendendo o Jantar dos Filósofos

Páginas: 5 (1031 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CURITIBA








BRUNO CESAR, BRUNO LOPES, HUGO RICARDO, SUELEN ALMEIDA, LEONARDO CORTIANO.






JANTAR DOS FILÓSOFOS





CURITIBA
2013
BRUNO CESAR, BRUNO LOPES, HUGO RICARDO, SUELEN ALMEIDA, LEONARDO CORTIANO.








JANTAR DOS FILÓSOFOS


Trabalho apresentado à disciplina de Sistemas Operacionais do curso de Tecnologia em redesde computadores da Faculdade de Tecnologia de Curitiba - FATEC.

Prof.º Felipe Medeiros Veiga







CURITIBA
2013
SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO..................................................................................................4
2 PROBLEMA JANTAR DOS FILOSOSOS ......................................................5
2.1 Resolução doproblema.................................................................................6
2.2 Exercício dos Filósofos - Java......................................................................7

3 Conclusão......................................................................................................10
4 Referências....................................................................................................111 INTRODUÇÃO
O problema do jantar dos filósofos foi formulado e resolvido por Dijkstra, onde cinco filósofos estão sentados em torno de uma mesa circular. Cada filósofo tem um prato de espaguete. O espaguete está tão escorregadio que um filósofo precisa de dois garfos para comê-lo. Entre cada par de pratos está o garfo. A vida do filósofo consiste em alternarperíodos de comer e pensar. Quando um filósofo fica com fome, ele tenta pegar os garfos à sua direita e à sua esquerda, um de cada vez, em qualquer ordem. Se conseguir pegar dois garfos ele comerá durante um determinado tempo e então colocará os garfos na mesa novamente e continuará a pensar.




















2 PROBLEMA JANTAR DOS FILOSOSOS
O jantardos filósofos é um problema que ilustra questões de sincronização e técnicas para resolvê-los. Foi formulado em 1965 por Dijkstra e apresentado em como computadores que competem para o acesso de recursos como, por exemplo, uma unidade de fita.

O problema pode ser explicado da seguinte forma. Cinco filósofos sentam-se em uma mesa em torno de uma tigela de espaguete. Um garfo écolocado entre cada par de filósofos adjacentes. Cada filósofo deve alternadamente pensar e comer. No entanto, um filósofo só pode comer espaguete quando ele tem garfo esquerdo e direito. Cada garfo pode ser usado por apenas um filósofo e por isso um filósofo pode usar o garfo apenas se ele não está sendo usado por outro filósofo. Depois que ele termina de comer, ele precisa colocar os dois garfospara que eles se tornem disponíveis para os outros.

Um filósofo pode pegar o garfo à sua direita ou o outro à sua esquerda assim que estiverem disponíveis, mas não pode começar a comer antes de ter os dois. O problema é como criar uma disciplina de comportamento de tal forma que cada filósofo não vai morrer de fome, ou seja, pode sempre continuar a alternar entre comer e pensarassumindo que algum filósofo não pode saber quando outros podem querer comer ou pensar.



























2.1 Resolução do problema

Uma solução para esse problema é atribuir uma ordem parcial para os recursos (os garfos, neste caso), e que estabelece a convenção que será solicitada todos os recursos em ordem, e que não há dois recursos nãorelacionados por ordem nunca vai ser usado por uma única unidade de trabalho no mesmo tempo. Aqui, os garfos serão numerados de 1 a 5 e de cada filosofo sempre pegar a menor numeração garfo primeiro, e depois o garfo de número maior, entre os dois garfos ele planeja usar.

A ordem em que cada filósofo põe o garfo não importa. Neste caso, se quatro dos cinco filósofos escolher,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jantar dos filósofos
  • Jantar dos filósofos
  • Jantar dos filósofos
  • O Jantar dos Filósofos
  • O Jantar dos Filósofos
  • Jantar dos Filosofos
  • Jantar dos filósofos
  • Jantar dos filósofos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!