Entemologia forense

314 palavras 2 páginas
ENTEMOLOGIA FORENSE

Entende-se por entomologia forense a utilização de animais do grupo dos artrópodes (que façam parte das evidências em casos legais) para auxiliar na explicação de fatos delituosos em investigações policiais;

A entomologia forense constitui uma ferramenta utilizada principalmente em ocorrências com morte, tendo como maior aplicação à estimativa do intervalo pós-morte.

Em alguns casos, os insetos coletados, como larvas de moscas colonizando o cadáver em decomposição, são evidências tão importantes quantos outros vestígios encontrados no local de crime, como impressões digitais, fios de cabelo, gotas de sangue, projéteis de arma de fogo, entre outros, logo que um organismo morre iniciasse um processo de decomposição de seus constituintes orgânicos (lipídios, carboidratos e proteínas) pela ação de bactérias pertencentes a sua microbiota, que, antes, era mantida sob controle pela ação do sistema imunológico.

A entomofauna frequentadora de cadáveres envolve tanto espécies que se alimentam dos tecidos em decomposição (necrófagos e onívoros), quanto espécies predadoras e parasitas das espécies necrófagas, e espécies visitantes ou acidentais que utilizam a carcaça apenas como abrigo temporário.
A temperatura constitui o principal fator que influencia a velocidade de decomposição e de colonização do corpo, devido à sua grande influência sobre a putrefação e a atividade dos insetos. Também a presença de vestimentas pode alterar a velocidade de decomposição e colonização do corpo acelerando ou retardando o processo. De um modo geral, apesar da escassez de trabalhos, pode-se afirmar que o embrulhamento do corpo entre camadas de tecido funciona como uma barreira à chegada dos insetos, o que pode atrasar a decomposição e a sucessão em vários dias, No entanto, em corpos trajando roupas comuns, não há impedimento à invasão dos insetos, além de se obter um microambiente mais protegido e com melhores condições de umidade e temperatura que

Relacionados