Ensino

Páginas: 3 (521 palavras) Publicado: 27 de julho de 2013
RESUMO - Do ensinar à ensinagem. Selma Garrido Pimenta e Léa das Graças Camargo Anastasiou.
Na história da didática houve época em que o ensinar predominava sobre o aprender (professorpalestrante), a base do conhecimento didático tinha o professor como figura central do processo, e a ênfase se dava nos métodos e nos recursos utilizados. Em tempos mais recentes, a crença no poder dastecnologias e das mídias como forma eficazes para a transmissão das informações.
Com Rousseau estabeleceu-se a centralidade no ser que aprende, o professor passa a ser um orientador e organizador dassituações de ensino – a aprendizagem tornou-se central.
Estudos mais aprofundados a partir da Psicologia Cognitiva e da Didática sobre o fenômeno do ensino colaboraram para superar o falso dilema entre ensinare aprender.
“O conceito de ensinagem comporta em si a superação da falsa dicotomia, pois carrega consigo esses compromissos éticos, políticos e sociais da atividade docente para com os alunos, aqual se realiza em determinado espaço institucional.” ( PIMENTA, 2005. p.204)
A ação de ensinar não se limita à simples exposição dos conteúdos, mas inclui a necessidade de um bom resultado do que sepretende fazer, no caso, ensinar. Tal ação exige, entre outros, participação conjunta dos sujeitos envolvidos no processo: professores e alunos, a aula deve ser construída.
A aprendizagem requer acompreensão do conteúdo pelo aluno, nesse sentido MACHADO (1995, p. 21) nos diz: “ compreender é apreender o significado de um objeto ou de um acontecimento; é vê-lo em suas relações com outros objetos ouacontecimentos; os significados constituem, pois, feixes de relações que, por sua vez, se entretecem, se articulam em teias, em redes, construídas socialmente e individualmente, e em permanenteestado de atualização”.
No entanto apreender não ocorre sem rotinas, de forma espontânea. Pela própria intencionalidade da ensinagem, exige do professor uma competência capaz de planejar e efetivar um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensino
  • Ensino
  • Ensino
  • Ensino
  • ENSINO
  • Ensino
  • Ensino
  • ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!