ensino e aprendizagem

Páginas: 12 (2998 palavras) Publicado: 13 de junho de 2014
ENSINO E APRENDIZAGEM NO PROCESSO
DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO



RESUMO

Texto do resumo em parágrafo único, justificado. Não deve ser dado espaço da margem na primeira linha. O texto justificado é aquele alinhado com as margens do papel tanto no lado esquerdo quanto direito da folha. O texto do resumo deve ser escrito em itálico, letra 12. Devem ser utilizadas no máximo 10linhas.



PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização; Letramento; Educação.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como tema refletir os desafios do processo de alfabetização e letramento que atualmente os professores enfrentam no contexto educacional, as implicações desta aprendizagem que preocupa pais e educadores ao reconhecer que muitos alunos aprendem a decodificação da linguagem escrita,mas apresentam dificuldades na interpretação textual e, ainda, o problema da falta do hábito de leitura. As conseqüências dessa falha e no processo educativo da alfabetização podem trazer implicações nas relações sociais da escola, que vem perdendo em seu espaço educacional, a garantia de um ensino planejado e sistemático ocasionando a defasagem e a evasão escolar.
Este tema se justifica, pois opresente artigo propõe compreender o ensino/aprendizagem no processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais visando distinguir os conceitos e as concepções do processo de aquisição da leitura e escrita e, a importância do processo de alfabetização à formação dos educadores.
A questão que move esta pesquisa é indagar quais são as concepções do processo de ensino/aprendizagem naspráticas educativas da alfabetização e do letramento?
O objetivo geral deste artigo é compreender a definição conceitual de alfabetização e letramento como elementos indispensáveis às concepções de ensino e aprendizagem no processo de alfabetização e suas implicações na formação social do aluno. Outrossim, promover o levantamento histórico do processo de alfabetização; investigar oprocesso de construção da leitura e escrita; analisar as concepções de ensino e aprendizagem da alfabetização e letramento; identificar as relações do domínio de leitura escrita na formação social do aluno.
A metodologia a ser utilizada é a pesquisa bibliográfica em textos consagrados da literatura da área pesquisada.
Segundo Ferreiro (1989), na busca de soluções aofracasso na alfabetização, propôs uma reflexão ao processo de ensino /aprendizagem da alfabetização. Numa visão construtivista, provoca uma “revolução conceitual” na didática do ensino da leitura e escrita, questionando que não são somente os métodos que alfabetizam, mas o mecanismo de aquisição de conhecimentos sobre a escrita que a criança constrói durante o processo de alfabetização, criandohipóteses, elaborando representações e atribuindo significado ao conteúdo aprendido.
Soares (2003) propõe o reconhecimento da especificidade da alfabetização como um processo de aquisição e apropriação do sistema de escrita. Considera a alfabetização e o letramento um processo contínuo, sistematizado e seqüencial em que a criança aprende a ler e escrever convivendo com práticas deleitura. Cabendo ao professor desenvolver a autonomia em sua prática, sendo capaz de conhecer como a criança aprende, ter fundamentos para analisar as fases de aprendizagem e fazer as interferências que promove o aprendiz avançar no seu processo de leitura e escrita.
Para Weisz (2004), o saber que a criança traz quando chega à escola precisa de uma comunicabilidade entre esse saber eo que a escola se propõe a ensinar diante dos conhecimentos prévios dos alunos. Considera que o ato de escrever é determinado pela intenção do escritor; que alfabetizar significa conhecer o sistema de escrita e ser capaz de dominar a língua escrita como um processo que vai além da sala de aula e se estende ao longo da vida.
Acrescentar aqui:

Espera-se que esse estudo possa destacar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ensino aprendizagem
  • Ensino e Aprendizagem
  • Ensino Aprendizagem
  • Ensino aprendizagem
  • Ensino aprendizagem
  • ENSINO E APRENDIZAGEM
  • Ensino e aprendizagem
  • Ensino e aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!