Ensino a distância

Páginas: 10 (2418 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2011
UNICE ENSINO SUPERIOR
FATI – REDES DE COMPUTADORES

ENSINO A DISTÂNCIA

FRANCISCO GEYSON
HERMETO AGUIAR
PAULO RIBEIRO

Fortaleza 15.09.2011
FRANCISCO GEYSON
HERMETO AGUIAR
PAULO RIBEIRO

ENSINO A DISTÂNCIA

Trabalho apresentado à UNICE para nota de NP2 sob orientação da Prof. Esp. Fernanda Caroline Pinheiro.

Fortaleza 15.09.2011
ÍNDICE

HISTÓRIA - O EAD 03CONCEITO, FINALIDADE 07

INSTITUIÇÕES QUE UTILIZAM EAD 09

FERRAMENTAS PARA IMPLANTAÇÃO 12

VISÃO DE FUTURO 14

BIBLIOGRAFIA 16

1- HISTÓRIA - O EAD

No sentido fundamental da expressão, EAD (ensino à distância) é algo bastante antigo. Nesse sentido fundamental, EAD é o ensino que ocorre quando o ensinante e o aprendente (aquele a quem se ensina) estão separados (notempo ou no espaço). Obviamente, para que possa haver EAD, mesmo nesse sentido fundamental, é necessário que ocorra a intervenção de alguma tecnologia.

A primeira tecnologia que permitiu o EAD foi a escrita. A tecnologia tipográfica, posteriormente, ampliou grandemente o alcance de EAD. Mais recentemente, as tecnologias de comunicação e telecomunicações, especialmente em sua versão digital,ampliaram ainda mais o alcance e as possibilidades de EAD.

A invenção da escrita possibilitou que as pessoas escrevessem o que antes só podiam dizer e, assim, permitiu o surgimento da primeira forma de EAD: o ensino por correspondência. As epístolas do Novo Testamento (destinadas a comunidades inteiras), que possuem nítido caráter didático, são claros exemplos de EAD. Seu alcance, entretanto, foirelativamente limitado – até que foram transformadas em livros.

O livro é, com certeza, a tecnologia mais importante na área de EAD antes do aparecimento das modernas tecnologias eletrônicas, especialmente as digitais. Com o livro (mesmo que manuscrito) o alcance do EAD aumentou significativamente em relação à carta.

Com o aparecimento da tipografia, entretanto, o livro impresso aumentouexponencialmente o alcance do EAD. Especialmente depois do aparecimento dos sistemas postais modernos, rápidos e confiáveis, o livro tornou-se o foco do ensino por correspondência, que deixou de ser epistolar.

Mas o livro, seja manuscrito, seja impresso, representa o segundo estágio do EAD, independentemente de estar envolvido no ensino por correspondência, pois ele pode ser adquirido em livrariase através de outros canais de distribuição. Com o livro impresso temos, portanto, a primeira forma de EAD de massa.

O surgimento do rádio, da televisão e, mais recentemente, o uso do computador como meio de comunicação vieram dar nova dinâmica ao ensino à distância. Cada um desses meios introduziu um novo elemento ao EAD:

O rádio permitiu que o som (em especial a voz humana) fosse levado alocalidades remotas. Assim, a parte sonora de uma aula pode, com o rádio, ser remotizada. O rádio está disponível desde o início da década de 20, quando a KDKA de Pittsburgh, PA, tornou-se a primeira emissora de rádio comercial a operar.

A televisão permitiu que a imagem fosse, junto com o som, levada a localidades remotas. Assim, agora uma aula quase inteira, englobando todos os seuscomponentes audiovisuais, pode ser remotizada. A televisão comercial está disponível desde o final da década de 40.

O computador permitiu que o texto fosse enviado com facilidade a localidades remotas ou fosse buscado com facilidade em localidades remotas.

O correio eletrônico permitiu que as pessoas se comunicassem assincronamente, mas com extrema rapidez. Mais recentemente, o aparecimento de"chats" ou "bate-papos" permitiu a comunicação síncrona entre várias pessoas. E, mais importante, a Web permitiu não só que fosse agilizado o processo de acesso a documentos textuais, mas hoje abrange gráficos, fotografias, sons e vídeo. Não só isso, mas a Web permitiu que o acesso a todo esse material fosse feito de forma não-linear e interativa, usando a tecnologia de hipertexto. O primeiro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensino a distancia
  • Ensino a Distância
  • Ensino a distância
  • Ensino á Distancia
  • ENSINO A DISTANCIA
  • ensino a distância
  • o ensino a distancia
  • Ensino a distancia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!