Ensino a Distância

Páginas: 6 (1422 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2013
Goiânia, 22 de Outubro de 2013




A IMPORTÂNCIA DO YOUTUBE NA EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA




1. Descrição

O Youtube é um site que possibilita qualquer pessoa ter acesso á vídeos que são compartilhados. Esses vídeos são de diversas categorias desde música, piadas, trailers de filmes, vídeo cacetadas até aulas explicativas sobre diversas matérias. O site de vídeos utiliza formato AdobeFlash um programa que disponibiliza os vídeos para que os usuários possam assistir. O youtube é o site mais popular da categoria, devido a sua possibilidade de armazenar qualquer tipo de vídeo, mesmo materiais de conteúdo adulto, que neste caso são protegidos, e apenas usuários que possuem senha poderão visualizar este tipo de conteúdo. O nome youtube vem do inglês you (você) tube (tubo, nointuito de dizer televisão) então a tradução para o português ficaria você televisiona ou transmite. O youtube começou em uma garagem de San Francisco na Califórnia, em fevereiro de 2005 onde os funcionários de uma empresa de tecnologia iniciaram uma criação de um programa de computador para compartilhar vídeos com os seus amigos. Aproximadamente 2 anos depois a invenção foi comprada por US$1,65 bilhãopelo Google.

2. Objetivo
O Principal objetivo do Youtube é compartilhar vídeos, arquivos, documentos.

3. Quem utiliza
O Youtube é utilizado por toda população, baixam vídeos, arquivos, ele também e utilizado como forma de entretenimento e educação.


4. Opções de uso na educação à distância

Vídeos têm sido cada vez mais utilizados como recurso pedagógico, o youtube é uma plataformaque oferece esse benefício aos professores e alunos. O uso de vídeos respeita as teorias dos estilos de aprendizagem e das múltiplas inteligências: alguns (ou muitos?) alunos aprendem melhor quando são submetidos a estímulos visuais e sonoros, em comparação com uma educação baseada somente em textos. Vídeos podem ser utilizados para enriquecer aulas presenciais e em educação à distância; osprofessores podem produzir vídeos, assim como os próprios alunos, como atividades de criação. Vídeos podem, também, ser utilizados para registrar o progresso dos alunos em atividades e resoluções de problemas, dentre várias outras aplicações.

5. Vantagens e desvantagens

Voltando-se para o meio educacional, é fácil perceber o quanto a tecnologia está presente na vida dos alunos e a produção devídeos digitais de curta duração é cada vez mais popular. Entre as páginas com maior número de acessos na internet, estão aquelas que permitem assistir e disponibilizar vídeos. Esse cenário se constitui porque os estudantes estão acostumados com a possibilidade de buscarem informações, apresentadas geralmente de forma criativa, simples, prática e funcional, nas mais diversas mídias. Seja na televisãoou na internet, as ofertas são muitas e atrativas. Assim, dentre os inúmeros recursos didáticos disponíveis hoje para se trabalhar os conteúdos na educação à distância, estão os vídeos. É possível verificar muitas experiências interessantes que exploram as vantagens do material audiovisual no processo educativo, criando espaços de aprendizagem mais ricos, estimulando a pesquisa, desenvolvendocompetências individuais e em grupo e ainda incentivando o compartilhamento de experiências. O Youtube é uma plataforma que tem como tônica o compartilhamento de vídeos, os protagonistas descobriram que sempre existirá um público internauta interessado em assistir àquele vídeo caseiro, o qual demonstra, por exemplo, como instalar ou trocar um disco rígido (HD) em um notebook, ou como preparar aquelareceita de biscoitos caseiros da vovó e, até mesmo como calcular a hipotenusa de um triângulo retângulo utilizando o Teorema de Pitágoras. Assim, é possível que um vídeo, mesmo sem vínculo com o ambiente oficial de um curso a distância, torne-se uma estratégia de ensino e aprendizagem, mas quando ele é produzido fora do contexto profissional, muitas vezes apresenta problemas na sua composição,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensino a distancia
  • Ensino a distância
  • Ensino á Distancia
  • ENSINO A DISTANCIA
  • ensino a distância
  • o ensino a distancia
  • Ensino a distancia
  • Ensino a distância

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!