Ensino tradicional x ensino à distância

Páginas: 5 (1083 palavras) Publicado: 11 de maio de 2012
DESIGUALDADE E A QUESTÃO SOCIAL
A questão social está baseada na produção e distribuição de riquezas. Se essa produção e distribuição de riquezas, ocorrer, de forma mais justa e igualitária, garantindo e fazendo prevalecer para a classe trabalhadora, seus direitos como cidadão, poderemos começar a vislumbrar a superação da desigualdade social.
Contudo, no momento, vivenciamos uma crisemundial, onde a questão social é latente ao extremo, em grande parcela da população, que encontra-se vulnerável e prejudicada com relação a garantia de direitos, que favoreçam o seu pleno desenvolvimento humano e de cidadania.
Devemos ressaltar que a questão social não é um estado social dado, mas é desenvolvida através de um processo histórico que desde o descobrimento, marca os paíseslatino-americanos, com desigualdades sociais e injustiças, que caracterizadas por novas dimensões se arrastam até os dias de hoje na vida da população.
Segundo, Yasbeck, Bógus e Belfiore, (2005)
“ A questão social está traduzida na vulnerabilidade das relações sociais, na erosão do sistema de proteção social e no questionamento da intervenção do Estado”.
Mediante esse dilema, deparamo-nos com arestruturação produtiva do trabalho, que para atender preferencialmente interesses econômicos de poucos, vêm gerando trabalhos informais, subemprego e desemprego que retratam de modo estrutural a precarização e flexibilização do trabalho.
Toda essa situação por sua vez, resulta na perda de conquistas e proteções sociais no âmbito do trabalho, conquistada ao longo de décadas pela classe trabalhadora,gerando insegurança na população, conflitos em suas relações sociais, e no seu modo de vida, ferindo valores e princípios voltados para a primazia de uma vida digna, a qual toda a sociedade deveria ter acesso.
Dessa forma é primordial que continuemos a destacar a relação capital x trabalho, que conforme Castel, (2005) passa por uma crise de desagregação salarial, salientando que a sociedade foiconstruída com base no trabalho assalariado e suas proteções.
Em uma sociedade salarial, a grande maioria dos sujeitos estão inseridos socialmente conforme o lugar que ocupam no assalariado, ou seja, não está em questão, somente a sua renda, mas esse lugar também caracteriza seu status, sua proteção sua identidade.
A profundas transformações no mundo do trabalho, deixa a classe trabalhadora,vulnerável, permitindo que muitos vivam na condição de sobrantes e inválidos, á partir do momento em que não conseguem mais ter acesso ao trabalho formal, sem a garantia dos direitos trabalhistas conquistados .
O Estado, órgão legítimo e responsável pela regulação social, infelizmente está cada vez mais subordinado à ordem do mercado e aos organismos internacionais, sugerindo ações voltadas para adiminuição do gasto público, o que afeta a qualidade dos serviços públicos e sociais prestados à população. Essa questão caracteriza a redução de sua intervenção mediante os problemas sociais, postos na cotidianidade de milhares de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Também observamos que o Estado, está demarcado pela corrupção instituída, autoritarismo tecnoburocrático,pelo abuso da intromissão por parte dos órgãos dominantes e ineficiências administrativas, tornando-se incontestável que o Estado, necessita de restruturações que façam prevalecer seu papel no desenvolvimento da regulação e proteção social.
Quanto aos organismos internacionais, esses nos trazem propostas de ajustes econômicos e políticos: em que pese alguns pontos positivos desses ajustes para asociedade, demonstram-se muito mais resultados negativos , agregando à questão social novas modalidades, principalmente com o processo de globalização e dos programas neoliberais. Tais modalidades podem ser exemplificadas pelo aumento da violência, tráfico de drogas, a pauperização, colocando em tela situações vivenciadas no cotidiano de todos.
Segundo Wanderley, 2005, a globalização é um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensino tradicional
  • Ensino tradicional
  • Ensino Tradicional
  • Ensino tradicional
  • Ensino a distancia
  • Ensino a Distância
  • Ensino a distância
  • Ensino a Distância

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!