Ensino Profissionalizante Imprimir

Páginas: 3 (602 palavras) Publicado: 2 de julho de 2015
Ensino Profissionalizante

Introdução
O ensino profissionalizante é um dos caminhos para se atender a demanda profissional de grande parte da população jovem do país, em consequência de muitosestudantes não ingressarem nas universidades.
Desenvolvimento
A semente que deu origem ao atual ensino profissionalizante tornou-se uma árvore centenária. A Rede Federal Profissional e Tecnológica foicriada pelo então presidente Nilo Peçanha em 23 de setembro de 1909, o Decreto nº 7.566 . Naquele ano foram abertas dezenove “Escolas de Aprendizes Artífices“ subordinadas, naqueles idos, ao Ministériodos Negócios, da Agricultura, Indústria e Comércio. A Constituição de 1937 trata pela primeira vez do ensino técnico e profissional e transforma as Escolas de Aprendizes Artífices em LiceusIndustriais. 

Em 1942 a Lei Capanema DECRETO-LEI N. 4.244   reformou todo o ensino nacional e passou a considerar o ensino profissional como de nível médio.No ano seguinte os Liceus Industriais passaram aser as Escolas Industriais e Técnicas. 

Dezessete anos mais tarde, em 1959, Juscelino Kubitschek (1956-1961) transformou as Escolas Industriais e Técnicas em autarquias com o nome de Escolas TécnicasFederais com autonomia didática e de gestão. 

Em 1971, aprovada a segunda versão da Lei de Diretrizes e Bases, LDB, (Lei nº 9.394/1971) todo o currículo do então segundo grau, hoje ensino médio,se tornou técnico-profissional. Só na terceira LDB, de 1996, ensino básico e profissional foram desvinculados. No capítulo III da Lei, que trata exclusivamente da Educação Profissional, está dito:“Parágrafo único. O aluno matriculado ou egresso do ensino fundamental, médio e superior, bem como o trabalhador em geral, jovem ou adulto, contará com a possibilidade de acesso à educação profissional.”  Esse ensino tem se tornado uma forma dos mesmos adquirirem uma qualificação profissional que dê estrutura para se encaixar no mercado de trabalho.
Os cursos técnicos estão voltados para as áreas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ensino profissionalizante
  • O ensino profissionalizante no setor navalE
  • Avaliaçao ensino profissionalizante
  • Ensino basico e profissionalizante
  • Pedagogia do ensino profissionalizante
  • O ensino profissionalizante do brasil
  • Marx e o ensino profissionalizante
  • Ensino profissionalizante no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!