Ensino Medio Integrado

Páginas: 5 (1003 palavras) Publicado: 9 de maio de 2015
Ensino Médio Integrado - Concepção e Contradições
Síntese elaborada pelos bolsista de Iniciação à Docência, do Subprojeto de Educação do Campo, Letícia Azevedo e Ocimar Novais, a partir do estudo do livro “Ensino Médio Integrado - Concepçã e Contradições”, organizado por Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Marise Ramos. 

A GÊNESE DO DECRETO N. 5.154/2004: UM DEBATE NO CONTEXTO CONTROVERSO DADEMOCRACIA RESTRITA 

Introdução.> Analise do processo contraditório de revogação do Decreto n. 2.208/97 e a construção do Decreto 5.154/2004.
> As lutas sociais dos anos 80 pela redemocratização do País e pela remoção do entulho autoritário são o marco  da gênese das controvérsias que cercam a revogação do Decreto n. 2.208/97 e a construção do Decreto 5.154/2004.
> Nesse debate, três posiçõessão evidenciadas:
> A posição expressa em três documentos que defendia a ideia de que cabe apenas revogar o decreto n. 2.208/97 e pautar a elaboração da política de Ensino Médio e Educação Profissional;
> A posição expressa, por um documento que posiciona pela manutenção do atual decreto e outros documentos que desejariam indiretamente que as alterações fossem mínimas;
> A terceira posição queconsta de um número mais significativo de documentos, direta ou indiretamente partilha da ideia da revogação do decreto n. 2.208/97 e da promulgação de um novo decreto. 
A tentativa de se restabelecer o “empate”: o resgate de princípios defendidos em 1988 pelo projeto de LDB da sociedade.
A gênese do processo polêmico que culminou na aprovação do Decreto n. 5.154 é consolidada no fato de que:
>Enquanto o primeiro projeto da LDB sinalizava a formação profissional integrada à formação geral nos seus múltiplos aspectos, o decreto n. 2.208/97, além de proibir a formação integrada, vem regulamentar formas fragmentadas e aligeiras de educação profissional.
O processo de aprovação desse novo decreto, mostra que:
> O governo Lula não se coloca como pauta de mudanças estruturais. Ele é expressão deum bloco heterogêneo dentro do campo da esquerda e com alianças cada vez mais conservadoras;
O documento é fruto de um conjunto de disputas por ser gerado com uma complexa acumulação de forças, com a participação de entidades da sociedade civil e de intelectuais.
E por isso, é um documento híbrido, com contradições
Por que revogar o decreto n. 2.208/97 com outro decreto confrontando interesses emconflito?
> A única forma de o governo impor a separação entre os ensinos Médio era mediante um projeto de lei, posto que um ato executivo não poderia contrariar a lei vigente, visto que naquele momento estávamos sob a égide da lei n. 5.692/72;
> O projeto de LDB foi aprovado antes mesmo de ir ao plenário e pelo caráter minimalista  da então nova LDB, o Executivo percebeu que poderia transformaro conteúdo daquele projeto em decreto e, assim, fazer a reforma por um ato de poder.                                                  
Qual a relação do Decreto n. 2.208/97 e do Decreto n. 5.154/2004 com o dualismo da educação brasileira e com as possibilidades de uma formação geral integrada à educação profissional?
> A literatura sobre o dualismo na educação brasileira é vasta e concordantequanto ao fato de ser o ensino médio sua maior expressão. ... Neste nível de ensino se revela com mais evidência a contradição entre o capital e o trabalho, expressa no falso dilema de sua identidade: destina-se à formação propedêutica ou à preparação para o trabalho?
> A dualidade estrutural expressa uma fragmentação da escola a partir da qual se delineiam caminhos diferenciados segundo a classesocial, repartindo-se os indivíduos por postos antagonistas na divisão social do trabalho, quer do lado dos explorados, quer do lado da exploração.
Marx 
“Educação popular igual? O que se entende por isto? Acredita-se que na sociedade atual... a educação pode ser igual para todas as classes?”
> A escola não é única, nem unificadora, mas constituída pela unidade contraditória de duas redes de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
  • Estudos complementares em matemática para os alunos do ensino médio integrado
  • MEC Quer Ensino Médio Integrado Com A Educação Profissional
  • As políticas públicas de ensino médio integrado do governo
  • ARTIGO
  • Trabalho de conclusão de curso do Ensino medio integrado ao ensino profissionalizante
  • Pré Projeto de Seminário Integrado
  • Pesquisa : Práticas Formativas da Juventude Trabalhadora no Ensino Médio Integrado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!