Ensino médio inovador

Páginas: 9 (2249 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2013
Elvira Maria Barbosa Marques



Ensino Médio Inovador




Trabalho apresentado à disciplina “Práticas de Gestão: Estudo de Caso I” do curso mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública, como requisito parcial à conclusão da referida disciplina.





INTRODUÇÃO
O case “Ensino Médio Inovador” apresenta uma escola igual a muitas de nossas periferias, com questõesjá conhecidas e que parecem sem solução. Clientela desmotivada com baixo poder aquisitivo até para suprir suas necessidades básicas; professores descomprometidos e uns poucos interessados, porém todos sem tempo para uma dedicação maior e muitos problemas de gestão. É nesse cenário que encontrarmos a Coordenadora Glória.
Para clarear um pouco mais o entorno da coordenadora Glória, elenco algumasdas fragilidades com que ela tem que conviver:
- Escola pública estadual localizada na periferia de uma cidade de porte médio de Minas Gerais;
- Excesso de faltas dos professores;
- Atende exclusivamente a alunos do Ensino Médio, em geral, filhos de operários, empregadas domésticas, prestadores de serviço autônomos e, em muitos casos, as famílias vivem o drama do desemprego ou do subemprego.Alunos estes que não tem claro a finalidade de estudar, “dando a impressão de estarem naquele ambiente por qualquer razão – namorar, traficar, brigar –, menos para estudar adotando, inclusive, atitudes de hostilidade quando pressionados por alguns professores a um envolvimento maior nas aulas. Os professores, por sua vez, reagiam à hostilidade, hostilizando, e à indiferença, tornando-seindiferentes. Pareciam se sentir acuados”.
- Gestão focada muito mais no aspecto administrativo do que no aspecto pedagógico da escola, sem noção das atribuições de seu cargo e também das de um coordenador pedagógico.
- Infraestrutura precária, onde falta até mesmo um ambiente que ofereça alguma privacidade para uma conversa com pais ou responsáveis.
- Excesso de tarefas delegadas à Coordenação.Nesse contexto, a Secretaria de Educação adere ao Programa Ensino Médio Inovador, como uma política para diminuir o processo de exclusão e evasão dos alunos. Glória se vê com a responsabilidade, imputada pela diretora Margareth, de elaborar o plano de ação exigido, em um curto espaço de tempo, que contemple mudanças no currículo e que busque atrair e manter o aluno interessado nos estudos. Comorealizar um planejamento que será implementado coletivamente sem a participação da comunidade escolar? Os poucos professores que se mostraram dispostos a colaborar seriam suficientes para levar a cabo tantas mudanças? Como fazer com que a diretora Margareth assuma seu papel de líder primeira do grupo?
Diante do exposto, identifico como a questão central deste case a definição de papeis da equipeescolar e suas responsabilidades.

TÓPICO 1 : ANÁLISE DO CASO

Olhando a escola e seu entorno percebe-se sua vulnerabilidade social, administrativa e, sobretudo pedagógica. O contexto da escola interfere no trabalho do professor, da equipe diretiva e no processo ensino aprendizagem. O aluno apresenta-se desanimado, com déficit de atenção, sem estrutura familiar, na maioria sem sonhos para o futuro.O professor por sua vez, frustrado, impaciente, pouco valorizado, sobrecarregado com as inúmeras aulas que se vê obrigado a ministrar para melhorar o salário, não consegue desenvolver seu planejamento e a cada aula sente-se ir ao encontro de uma batalha. A direção preocupada em manter em dia a parte administrativa da escola repassa à coordenadora toda a responsabilidade pedagógica, falta pessoalde apoio e infraestrutura adequada.
Uma escola exclusivamente de Ensino Médio na periferia da cidade apresenta outra problemática, se levarmos em conta os dados do IBGE no Censo 2010, apontando que metade dos alunos que chegam a essa etapa de ensino não a conclui, daqueles que concluem somente 10% possuem o nível de conhecimento adequado.
Os tempos atuais aumentaram as exigências para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensino Médio Inovador
  • Ensino médio inovador
  • Ensino Médio Inovador
  • UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E LETRAMENTO COM O ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI)
  • Como se concretiza a implementação dos pcn, pcn+ e a proposta do ensino médio inovador na escola
  • Psicomotricidade e a Cultura Corporal do Movimento
  • Ensino medio
  • Ensino Médio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!