Ensino de química

Páginas: 10 (2485 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2013
TÍTULO: A VISÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, TIRINHAS E CHARGES NO ENSINO DE QUÍMICA.

AUTORES: ALMEIDA. S. F. (UFPI) ; ATAÍDE. M. C. E. S. (UFPI)

RESUMO: Como proposta de garantir um maior interesse, e a inserção da classe discente na sala de aula, surge às histórias em quadrinhos, tirinhas e ou charges como metodologias lúdicas e criativas de ensino, que seadaptam a qualquer realidade de hoje nas escolas. O objetivo do trabalho foi de mapear a visão dos licenciandos em Química de uma instituição de ensino superior, sobre o uso destes materias no ensino de quimica. Para isto, utilizamos um questionário com perguntas abertas que serviram como base para gerar os resultados obtidos: 48% dos participantes obtêm uma noção de estratégias e metodologias, e86% acreditam que as HQs podem ser utilizadas no ensino de Química, e 34% não optaram sobre a utilização das HQs no ensino, seguido de 46% que vêem essa ferramenta apenas como mera distração

PALAVRAS CHAVES: ensino de química; histórias em quadrinhos; livros didáticos.

INTRODUÇÃO: O professor é o profissional encarregado de ensinar o conhecimento, e necessita de estratégias de ensino erecursos, para que aconteça uma interação entre o aluno e o conteúdo, deixando para trás a ideia de que as aulas são passivas, desestimulantes, estáticas e que favorecem a neutralidade do aluno dentro da sala de aula.
Nesta perspectiva, Freire (1996) destaca que “na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática dehoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática” (FREIRE, 1996, p.39).
Baseado nisso várias pesquisas e estudos para ajudar no desenvolvimento do ensino através de novos subsídios didáticos está sendo criados ou reformulados, dentre eles destacamos as histórias em quadrinhos, também conhecidas como HQs, as tirinhas e ou charges no qual podem ser usadas no ensino de Química. Estas jácontribuem para uma maior dinâmica, evidência dos conteúdos e o mais importante, resgatando a auto-estima dos alunos já que os mesmos podem agir como autores do próprio material didático e co-responsável pela sua aprendizagem.
No Brasil, por volta do final do primeiro mandato do Presidente Luiz Inácio lula da Silva, ocorreu uma iniciativa de inserção de histórias em quadrinhos no ensino da educaçãobásica através do Programa Nacional da Biblioteca na Escola (PNBE/2006). Este programa foi criado em 1997 para a distribuição de livros literários com o objetivo de permitir aos estudantes o acesso a informação e a cultura, além de incentivar a leitura entre os estudantes (VERGUEIRO e RAMOS, 2009).
As HQs não representam apenas um mero passa-tempo para a distração em sala de aula, essaferramenta apresenta uma série de vantagens e um grande potencial de base para os estudos.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi baseada a partir de dados coletados através de questionários com perguntas abertas, e aplicados com 50 estudantes nas turmas de licenciatura em Química de uma instituição de ensino superior em Teresina/PI, correspondentes às turmas ingressantes nos anos: 2007, 2008, 2009, 2010 e2011. O questionário ,contém cinco perguntas e aborda a percepção dos licenciandos sobre histórias em quadrinhos, como ferramentas no ensino de química.
O questionário de análise contém as seguintes perguntas:

1- Você já cursou alguma disciplina pedagógica? Se sim, quais?
2-O que você entende por histórias em quadrinhos, tirinhas e charges?
3-As histórias em quadrinhos, tirinhas e chargespodem ser utilizadas como subsídios didáticos no ensino de Química?
4-Os livros didáticos de Química que você conhece apresentam histórias em quadrinhos, tirinhas ou charges no desenvolvimento dos capítulos? Quais?
5-É possível utilizar histórias em quadrinhos, tirinhas ou charges nas aulas de química? Se sim, como você faria?



Os resultados coletados a partir deste questionário serão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensino de quimica
  • Ensino da química
  • Ensino de quimica
  • Ensino de química
  • Quimica ensino medio
  • A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
  • Como ensinar química para ensino fundamental
  • Química ensino médio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!