Ensino de línguas estrangeiras para crianças

Páginas: 3 (663 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2012
O ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS

Ronaldo Lasakoswitsck

As crianças assimilam a língua estrangeira com maior naturalidade, em particular o inglês e o espanhol, quando começam aestudar mais cedo. De acordo com as pesquisas do pesquisador Brown (2001), “a linguagem desenvolve-se com mais eficácia durante a infância”. Neste período da vida, elas poderão dedicar mais tempo aoaprendizado da língua alvo e acumular mais conhecimentos sólidos, pois até os 5 anos de idade a capacidade de desenvolver-se em um segundo idioma é muito latente.

A aprendizagem desperta processosinternos de desenvolvimento que somente ocorrem quando elas estão interagindo com outras pessoas, por isso a curiosidade é um grande fator de motivação para o aprendizado de uma segunda língua.

Asaulas de língua estrangeira devem ser bastante lúdicas, principalmente para crianças mais jovens. O professor não deve perseguir a perfeição, mas animar (motivar) o educando a tentar se expressar nalíngua em estudo. Um dos fatores que se dever ter atenção ao trabalhar qualquer língua estrangeira nos anos iniciais é o vocabulário. Este dever ser aprendido, sempre que possível através de objetosautênticos ou com representação de material audiovisual. O uso de áudio gravado originalmente de nativos é importantíssimo para melhorar e aprimorar a audição e pronúncia. As aulas devem ser preparadas eapresentadas de maneira significativa e interessante através de jogos, músicas, vídeos, entre outros recursos audiovisuais que ajudarão na fixação da matéria. O pesquisador Brown (2001) acredita quequanto mais a criança é exposta a uma palavra, maior será a retenção da mesma; e quanto maior o engajamento no processo de aprendizagem da língua estrangeira, mais a criança incorporará essas novaspalavras.

Quando o segundo idioma é apresentado como ‘diversão’, as crianças passam a ser estimuladas e desenvolvem uma ótima capacidade de concentração e de retenção.
As atividades lúdicas têm...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ensino do português língua estrangeira
  • O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
  • Ensino de Linguas Estrangeiras
  • Métodos de Ensino de Línguas Estrangeiras:
  • O ensino de língua estrangeira
  • Ensino de Língua Estrangeira com Música
  • Ensino de lingua estrangeira no brasil
  • O ensino de Japonês como Língua Estrangeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!