Ensino de língua materna

Páginas: 7 (1696 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2012
SOCIEDADE DE ENSINO UNIVERSITÁRIO DO NORDESTE – SEUNE
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURSO DE ENFERMAGEM














ENSINO DE LÍNGUA MATERNA




















MACEIÓ-AL, 17 DE AGOSTO DE 2012.




SOCIEDADE DE ENSINO UNIVERSITÁRIO DO NORDESTE – SEUNE
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURSO DE ENFERMAGEM




Ariana da Silva Cazé Andrade
JóceliaMaria
Josefa Alves dos Santos
Maria Clara Silvestre Amaral
Maria Iasmin da Silva Campus Ferreira
Morgana
Tayse Alves







ENSINO DE LÍNGUA MATERNA




Trabalho apresentado no curso de Enfermagem da SEUNE como requisito parcial para aprovação na disciplina Libras I.


Orientador: Prof. AndersonMaceió-AL, 17 de setembro de 2012.






Sumário



Introdução

1. Língua, cultura e sociedade;
2. Pressupostos teóricos pra o ensino da língua materna;
3. A escola e aprimoramento de habilidades;
4. Considerações finais;
5. Referências bibliográficas.











































IntroduçãoComo já vimos em Aquisição da linguagem, todo ser humano está habituado biologicamente a aprender uma língua. Assim, quando partimos para a fase escolar compreendendo Libras, português ou qualquer outra língua, a qual, fomos expostos na aquisição, ficamos com a ideia de que estamos perdendo tempo com algo que já sabemos, e não damos a devida importância a esta disciplina. A partir desseconceito, temos como objetivo mostrar a importância de conhecermos melhor aquilo que já sabemos, neste caso, a língua materna.
A língua que falamos ou sinalizamos está presente em todas as matérias, matemática, geografia, química, pois utilizam como código a nossa língua, aquela que trazemos de casa.
É por meio da linguagem que nos integramos socialmente, conhecemos e temos acesso ácultura, e formamos nossa identidade, a partir daí exercemos a cidadania. Por isso, é importante que as escolas ensinem a língua materna, e os professores devem estar preparados.




















1. Língua, cultura e sociedade

Para que possamos entender as relações entre língua, cultura e sociedade precisamos entender o que é a língua materna. Língua materna é aprimeira língua que adquirimos, podemos chamá-la de L1 em contradição à L2, que é qualquer outra língua que aprendemos depois da língua materna.
A língua materna está associada à ideia de nacionalidade, ou seja, falamos a língua oficial de onde residimos. No Brasil, falos o português- língua materna da maior parte dos brasileiros- que é a língua oficial e ao mesmo tempo nacional. Mas pode havercasos que não haja essa coincidência. Há países que possuem sua língua oficial, mas cada região adota sua língua nacional.
O mesmo ocorre com os surdos no Brasil, alguns podem ter o português como língua (pensamos no caso de alguém que perdeu audição por algum acontecimento), e outros têm a Libras como língua.
As escolas têm o dever de ensinar a língua oficial do país, mas com asdiferenças regionais, qual língua seria a correta para ensinar na escola? Há muitas contradições a partir do conceito de língua materna, principalmente para os surdos, já que mesmo com o avanço da medicina, nem sempre os problemas auditivos são constatados nos bebês, esse diagnóstico tardio traz conseqüências para a aquisição da língua materna, ou seja, filhos de pais surdos usuários de Libras terão Librascomo língua materna, já filhos de pais ouvintes não saberão ensinar algo que não conhece, neste caso, Libras.
O ser humano vive em grupos, que se formar a partir de características comuns aos membros, as mais variadas possíveis. E isso ocorre em todas as épocas, já vimos os hippies, grunges, e emos, onde tais características comuns tornan-se identidade. O mesmo ocorre com a língua,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Por um ensino eficaz da língua materna
  • Ensino da língua materna
  • O ensino da lingua materna na escola
  • A variação linguistica e o ensino da língua materna
  • ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: POSSÍVEIS ABORDAGENS
  • AVARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
  • A GRAMÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
  • LETRAMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!