ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: POSSÍVEIS ABORDAGENS

Páginas: 9 (2026 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2015



ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: POSSÍVEIS ABORDAGENS

Ana Paula de Souza Fernandes
Universidade Estadual da Paraíba. E-mail: Aplins-@hotmail.com

RESUMO: Diante do fracasso educacional que estamos vivenciando na atualidade no que diz respeito ao desenvolvimento linguístico de nossos alunos, cabe um questionamento: como se ensinar língua materna de forma a possibilitar aos aprendentes desenvolveremcompetências comunicativas para atuarem com eficiência em sociedade? Partindo deste pressuposto, os teóricos e estudiosos acerca do assunto apontam possíveis soluções para sanar tais dificuldades, entre elas, estão o ensino produtivo de língua e o trabalho com gêneros textuais que, a luz dos PCN, são formas eficientes de se trabalhar língua materna em sala de aula. Sendo assim, o presente artigomostra um estudo feito a partir da função social da escola no que compete ao desenvolvimento das habilidades comunicativas orais e escritas dos educandos.

Palavras chaves: ensino produtivo, competência comunicativa, variação lingüística, oralidade e escrita.

INTRODUÇÃO
São perceptíveis as grandes dificuldades que as instituições escolares enfrentam no que compete à função social da escola,que é tornar cidadãos críticos e participativos em sociedade. Nessa perspectiva vêm se elaborando inúmeras estratégias por parte dos governos e dos estudiosos sobre o assunto para, assim, tentar melhorar a qualidade do ensino no brasil.
Os profissionais da educação da atualidade contam com uma importante arma para melhorarem suas práticas de ensino, os PCN, que auxiliam os educadores, sobre comodevem proceder em sala de aula para com os educandos. Os PCN Mostram como trabalhar com alunos de determinada faixa etária, quais as práticas que devem utilizar para melhor desenvolvimento das habilidades orais e escritas, entre outros meios eficazes de desenvolver nos aprendentes competências necessárias para atuarem de forma competente em sociedade nas mais diversas situações de comunicação.Neste estudo analisaremos através de pesquisas bibliográficas como o ensino produtivo de língua pode contribuir de maneira satisfatória para o desenvolvimento das competências tanto orais quanto escritas dos estudantes. Em um primeiro momento, discorreremos sobre os três tipos de ensino de língua: prescritivo, descritivo e produtivo. No segundo momento veremos como o trabalho com gêneros textuais podeser útil no desenvolvimento linguístico dos alunos. Como embasamento teórico foram utilizados os autores, TRAVAGLIA (2008), MARCUSCHI (2005), Bortoni Ricardo (2004) e BAGNO (2000).

OS TRÊS TIPOS DE ENSINO DE LÍNGUA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA

São muitos os questionamentos a respeito do ensino de gramática nas aulas de língua Materna. Assim sendo, a obrigação daescola é ensiná-la de maneira a ofertar aos aprendentes condições de adquirirem habilidades para usá-la de acordo com a situação vivenciada. Tendo por principio que a gramática não deve ser vista como uma única verdade, perfeita e acabada. O docente não deve repassar as normas gramaticais de forma mecanizada, cativo somente a frases e palavras soltas, mas, sim em atividades contextualizadas para queo educando desenvolva seu próprio conhecimento linguístico.
A escolha sobre o tipo de ensino que o professor utiliza para trabalhar em sala de aula refletirá na aprendizagem dos alunos. Por isso, é de suma importância optar por aquele que de fato tenha mais eficácia. Os tipos de ensino de língua são três: prescritivo, descritivo e o produtivo.
O ensino prescritivo tem por objetivo levar oestudante a substituir a linguagem adquirida em seu meio social. Esse tipo de ensino está atado à primeira visão de linguagem e a gramática normativa. O ensino é praticado através de frases soltas e descontextualizadas podendo, assim, prejudicar o educando quanto à leitura e interpretação textual, pois sabe-se que nas provas de Enem e vestibular não existem questões sobre normas gramaticais, mas o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociolinguistica e o ensino de lingua materna
  • A intervenção didática em uma abordagem interacional de ensino-aprendizagem da língua materna: os percursos de...
  • Por um ensino eficaz da língua materna
  • Ensino da língua materna
  • O ensino da lingua materna na escola
  • Ensino de língua materna
  • A variação linguistica e o ensino da língua materna
  • linguas e as abordagens de ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!