ENSINO DE HIST RIA NA EJA Fca Tatianni Ccruz

Páginas: 12 (2966 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO NO TRIÊNIO 2014-2016

Alles Lopes de Aquino1
Francisca Tatianni Carneiro Cruz2
RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo investigar se o novo livro didático da área de Ciências Humanas para Educação de Jovens e Adultos - EJA, especificamente na disciplina de história – PNLD 2014/2016 – atende o que estádisposto nas diretrizes e parâmetros curriculares para o Ensino Médio. Como metodologia, optamos por um estudo comparativo entre o livro didático em questão e o que postula as Diretrizes Curriculares Nacionais (2012), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Matriz de Referência para o ENEM (2009). Para o embasamento teórico, nos apoiamos em teóricos como: Bittencourt (2010), Nikitiuk (2001),Fonseca (2003), Silva (2010). Os resultados da pesquisa estão dispostos de forma descritiva, analisados criticamente pelos autores, chegando-se a conclusão que o material didático analisado tem sua qualidade comprometida, pois sua proposta pedagógica não atende satisfatoriamente as disposições dos documentos oficiais.
Palavras-chaves: Ensino de História. EJA. Livro Didático.

INTRODUÇÃO

EnsinarHistória requer noções que ultrapassam o ato de repassar informações acerca dos acontecimentos do passado, uma vez que propõe análises das sociedades que a compõem em diferentes tempos e espaços, dedicando-se a pensar as identidades e estruturas sociais, buscando a compreensão dos processos e sujeitos para desvendar as relações que entre eles se estabelecem, percebendo, também, os desdobramentos quese impõem a partir de suas ações em âmbito local e simultaneamente espaços distantes e interconectados.
Deste modo, o artigo que ora apresentamos traz discussões que estão arraigadas ao campo das reflexões acerca do ensino de História, tomando como fonte, o novo material didático destinado à Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio para a modalidade presencial, proposto pelo PlanoNacional do Livro Didático - PNLD para o período de 2014 a 2016. A obra analisada está disposta em volumes únicos agregados por áreas do conhecimento. Para este estudo nos debruçaremos sobre o livro destinado às Ciências Humanas, que abriga Geografia, Filosofia Sociologia, além de História, constituindo o objeto de análise deste artigo.
Tendo como ponto de partida os documentos legais que regem o EnsinoMédio e a EJA tais como: os Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Médio, as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Ciências Humanas e suas tecnologias e a Resolução Nº 2, de 30 de janeiro de 2012 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, o Parecer CEB Nº11 - Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos, a Matriz de referência parao ENEM – 2009 – bem como o Guia do Programa Nacional do Livro Didático - EJA 2014, pontuamos nossas impressões e observações acerca de tal material didático, buscando investigar se este atende, de forma qualitativa, o que está disposto nestes documentos e colabora para a construção do conhecimento histórico e desenvolvimento de competências e habilidades exigidas na conclusão da etapa básica daeducação através da EJA.
Deste modo, julgamos ser pertinente as discussões aqui propostas sobre o livro didático para a EJA, uma vez que os educandos inseridos nesta modalidade de ensino se apresentam, no contexto da própria história da educação, marcas de abandono e desrespeito as suas condições de vida e de estudo. Outro fato importante a ser destacado é que o livro didático consiste, na maioriadas vezes, no único material disponível a estes alunos na escola, exigindo que o mesmo se apresente adequadamente integrado ao modo de ser e de aprender o conhecimento dos Jovens e Adultos. Eis o nosso grande desafio.

OBJETIVOS

Investigar se o livro didático de Ciências Humanas, especificamente no tocante à História - PNLD EJA 2014/2016 - propicia a efetivação das competências e habilidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hist ria do EJA no Brasil
  • Para Que O Ensino Da Hist Ria Torne
  • O ENSINO E A HIST RIA
  • O cinema no ensino de hist ria
  • O PROFESSOR PESQUISADOR NO ENSINO DE HIST RIA
  • Semin Rio De Ensino De Hist Ria
  • DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO EM HIST RIA
  • PLANO DE ENSINO DE HIST RIA DO DIREITO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!