ENSINO DE HIST RIA NA EJA Fca Tatianni Ccruz

2966 palavras 12 páginas
ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO NO TRIÊNIO 2014-2016

Alles Lopes de Aquino1
Francisca Tatianni Carneiro Cruz2
RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo investigar se o novo livro didático da área de Ciências Humanas para Educação de Jovens e Adultos - EJA, especificamente na disciplina de história – PNLD 2014/2016 – atende o que está disposto nas diretrizes e parâmetros curriculares para o Ensino Médio. Como metodologia, optamos por um estudo comparativo entre o livro didático em questão e o que postula as Diretrizes Curriculares Nacionais (2012), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Matriz de Referência para o ENEM (2009). Para o embasamento teórico, nos apoiamos em teóricos como: Bittencourt (2010), Nikitiuk (2001), Fonseca (2003), Silva (2010). Os resultados da pesquisa estão dispostos de forma descritiva, analisados criticamente pelos autores, chegando-se a conclusão que o material didático analisado tem sua qualidade comprometida, pois sua proposta pedagógica não atende satisfatoriamente as disposições dos documentos oficiais.
Palavras-chaves: Ensino de História. EJA. Livro Didático.

INTRODUÇÃO

Ensinar História requer noções que ultrapassam o ato de repassar informações acerca dos acontecimentos do passado, uma vez que propõe análises das sociedades que a compõem em diferentes tempos e espaços, dedicando-se a pensar as identidades e estruturas sociais, buscando a compreensão dos processos e sujeitos para desvendar as relações que entre eles se estabelecem, percebendo, também, os desdobramentos que se impõem a partir de suas ações em âmbito local e simultaneamente espaços distantes e interconectados.
Deste modo, o artigo que ora apresentamos traz discussões que estão arraigadas ao campo das reflexões acerca do ensino de História, tomando como fonte, o novo material didático destinado à Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio para a modalidade presencial, proposto pelo Plano

Relacionados