Ensino de história para alunos surdos

Páginas: 2 (303 palavras) Publicado: 22 de junho de 2011
Historicamente, as pessoas com deficiência foram consideradas ora amaldiçoadas, ora seres semidivinos, porém sempre excluídas do contexto social e objeto de caridade da comunidade (1). Oimaginário e as representações sociais da deficiência contribuem para que a atenção à saúde desta população torne-se ainda mais complexa.
Neste contexto, os surdos também eramconsiderados dignos de pena e vítimas da incompreensão de toda a sociedade e até mesmo da própria família (2). Contudo, essa visão vem se modificando e, atualmente, é discutida por profissionaisde diversas áreas do conhecimento, inclusive da saúde.
A compreensão dos aspectos sócio culturais da comunidade surda é possível quando analisada pela trajetória histórica da educaçãodas pessoas Surdas que é marcada pela dualidade da comunicação defendida por alguns pelo uso da Língua Oral e por outros, pelo uso da Língua de Sinais. Estes fatores lingüísticos norteiamtoda a linha histórica descrita ao longo dos anos.
A surdez leva os indivíduos a se comunicarem de maneira peculiar e muitos usam a língua de sinais para se expressarem e compreenderem ocontexto no qual se inserem. Sob o ponto de vista clínico, a surdez, se caracteriza pela diminuição da acuidade e percepção auditiva que dificultam a aquisição da linguagem oral de formanatural (3).
As línguas de sinais são de modalidade espaço-visual, pois o sistema de signos compartilhados é recebido pelos olhos e sua produção realizada pelas mãos no espaço. Sãoreconhecidas enquanto línguas pela lingüística, que lhes atribui o conceito de línguas naturais e não as considera como problema do indivíduo surdo ou como patologia da linguagem (4).
NoBrasil a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão da comunidade Surda, pela Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002 (5).
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II PARA ALUNOS SURDOS
  • O ensino de história para alunos surdos do ensino médio do ipaese: principais desafios e as possibilidades
  • O ensino de geografia para alunos surdos
  • Inclusão do aluno surdo no ensino regular
  • INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR
  • A inclusão do aluno surdo no ensino regular
  • A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR
  • A inclusão de alunos surdos no ensino regular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!