Ensino de gramática. opressão? liberdade?

Páginas: 3 (535 palavras) Publicado: 26 de junho de 2011
BECHARA, Evanildo. Ensino de gramática. Opressão? Liberdade? 11ª ed. São Paulo: Ática, 2002.

Resenha elaborada pela acadêmica Taínara de Melo Mendes Bonaldi docurso de Pedagogia, com fins avaliativos para a disciplina Fundamentos e Prática da Língua Portuguesa, sob a orientação da Professora Dra. Onilda Sanches Nincão.

O livro “O ensino dagramática. Opressão? Liberdade?” na maioria das vezes é encarregado de analisar a crise da escola e o coloquialismo o qual caracteriza as formas de comunicação contemporânea.
O autor ao analisarcomo tem sido o estudo da língua materna ao longo dos anos demonstra como o docente poderia dirigir esse estudo de modo mais eficaz.
As primeiras considerações realizadas referem-seao fato de que desde os gregos, o ensino de língua materna esteve ligado ao aprendizado da gramática escolástica. Podendo estabelecer, a partir das considerações, um paralelo com o ensino de gramáticada atualidade que ainda privilegia a gramática normativa, as regras, a norma culta.
Ao se refletir sobre o ensino de gramática, o autor afirma que a gramática deveria ser chamadade um conjunto de saberes nos quais estariam inseridos tanto conhecimentos teóricos como práticos.
Entretanto a escola prioriza um ensino de língua materna e estrangeira voltadapara o aspecto formal, sem valorizar a expressão e a fala. Se fizermos um paralelo entre o que foi enfatizado nas escolas no que se refere à aprendizagem dos alunos, se valorizaram critérios que seassemelham aos defendidos pela teoria estruturalista, já as teorias funcionalistas e as da enunciação foram muitas vezes esquecidas, conforme o autor, com o progresso da ciência, da linguagem, a gramáticase enriqueceu com dados novos que contribuíram para que a sala de aula se tornasse um palco de sabedoria, desse modo, ficou enfatizado o falar e o escrever bem, seguindo as normas cultas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ensino da gramática. opressão? liberdade?
  • Resenha O Ensino da Gramática: Opressão? Liberdade?
  • Resenha: ENSINO DA GRAMÁTICA. OPRESSÃO? LIBERDADE?
  • Resenha ensino da gramática. opressão? liberdade?
  • Resumo do livro ensino da gramática opressão? liberdade?
  • opressão e liberdade
  • Opressão vs liberdade de expressao
  • Educação: liberdade, não opressão.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!