Ensino de evolução e religião

Páginas: 5 (1137 palavras) Publicado: 27 de janeiro de 2013
INTRODUÇÃO
A interface entre ciência e religião no meio escolar é o tema geral desse estudo. Considerando que em certas ocasiões há um conflito dessas duas vertentes com a interferência das crenças religiosas e de alguns conceitos dos alunos que se conflitam com os princípios científicos difundidos em sala de aula.
De acordo com Dorvillé, que se baseou na sociologia de Pierre Bourdieu, éimportante enfatizar a delimitação dos campos científico e religioso para atuar no âmbito da escola, garantir a qualidade das ações pedagógicas desenvolvidas no seu interior. Devido ao número crescente de docentes religiosos na área de ensino de ciências, há uma preocupação de promover uma discussão e material didático que permita delimitar os campos e, quiçá, produzir alterações nas visões de mundo denossos alunos (Dorvillé, 2010).
Estudos mostram que ensinar a teoria da evolução das espécies a estudantes que trazem pensamentos religiosos sobre esse conteúdo, requer certas medidas essências, pois o conteúdo científico a ser passado pode ser entendido como uma afronta às suas crenças. Isso ocorre devido a diversidade cultural natural que há no Brasil e em uma sala de aula, seja qual for oestado brasileiro, há vários estudantes religiosos, que possuem suas próprias crenças e isso deve ser respeitado (Vieira e Falcão, 2012).
Devido a essas preocupações, é importante para o professor ter estratégias de cuidados educacionais necessários a esse ensino, de uma forma que não seja uma provocação aos princípios dos alunos. A utilização de um Debate Simulado envolvendo o tema como estratégiapara que o ensino de evolução tenha um maior entendimento pelos estudantes, e é bastante aceito pela comunidade docente. O debate traz diversas vantagens para um ensino de evolução, além de conseguir conciliar de uma forma justa a religião e a ciência fazendo com que os alunos compreendam melhor cada teoria, tem como princípio a formação de opiniões e decisões perante tal problema em questão.
Asaulas de Evolução apresentam muitos temas que trazem à tona o sentimento de religiosidade, como também algumas crenças e visões de mundo vindas do senso comum. Essas vertentes podem tanto enriquecer o ensino com a diversidade cultural da sociedade, como também dificultar o ensino a partir do momento em que essa pluralidade natural da sociedade gere conflitos e oposições em sala de aula. Sãoalternativas que poderão ser escolhidas a partir dos encaminhamentos metodológicos escolhidos e do posicionamento ético do professor.

Como também, encontramos em diversos autores como Carneiro (2004), Meglhioratti (2004), Goedert (2004) e Licatti (2005), que os professores de Biologia apresentam inúmeras dificuldades no ensino da EB, tanto pela falta de domínio dos conceitos relacionados aoassunto, quanto pela insegurança em abordar as questões e implicações de natureza filosófica e religiosa que surgem no contexto.

Vamos observar os Parâmetros Curriculares Nacionais Complementares do Ensino Médio ao tratar da abordagem dos conteúdos do ensino de Evolução. O trabalho de Mário Amorim analisa que as orientações educacionais complementares aos parâmetros, conhecidos como PCN+, sugerem queo conteúdo de Biologia do ensino médio seja dividido em seis temas, sendo que o sexto trataria da “Origem e Evolução da Vida”. Descrevendo as possíveis unidades temáticas, os documentos indicam que esse tema comece a ser estudado a partir da análise das hipóteses sobre a origem da vida e a vida primitiva, sugere que se deva “identificar diferentes explicações sobre a origem do Universo, da Terrae dos seres vivos, confrontando concepções religiosas, mitológicas e científicas, elaboradas em diferentes momentos” (BRASIL, 2004: 50).
A partir disso, entende-se que esse trecho propõe às aulas de evolução a apresentação das principais características de cada discurso, de modo que os estudantes adquirem a capacidade de diferenciação entre natureza do conhecimento científico e outros tipos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensino de Evolução
  • A evolução do ensino
  • EVOLUÇÃO X RELIGIÃO
  • Ensino sobre religião
  • Evolução do ensino da história de goiás
  • ensino de evolução biologica
  • A evolução da educação no ensino brasileiro
  • A evolução do ensino brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!