ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM SALA DE AULA

3568 palavras 15 páginas
A LÍNGUA PORTUGUESA EM SALA DE AULA

Angélica Pinheiro
Dina Pires

RESUMO: Este artigo tem como tema A prática de ensino da Língua Portuguesa em sala de aula e buscou através de um estudo qualitativo, analisar a prática pedagógica dos professores de uma escola estadual situada na zona norte de Manaus, observando o exercício das aulas de Língua Portuguesa e os recursos trabalhados em sala. Para tanto, focalizamos o processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista uma concepção de língua entendida como um processo interativo, significativo e contextualizado. O método utilizado nessa pesquisa foi comparativo e estatístico no qual participaram da pesquisa cinco estudantes e dois professores. Os estudantes e professores responderam a um questionário sobre o ensino de língua portuguesa em sala de aula, qual relação entre professor e aluno, o que poderia ser feito acrescentado nas aulas para que se tornassem melhor, com que frequência acontece leituras nas aulas. Os resultados apontaram que a maioria dos alunos gostam da Língua Portuguesa. Para os professores ensinar a Língua Portuguesa é um grande desafio, principalmente no ensino médio.

Palavras-chave: prática de ensino; ensino da Língua Portuguesa; aprendizagem; professor; aluno.

INTRODUÇÃO
A Didática como metodologia de ensino sugere sempre a investigação das atividades educativas para que se possa ter uma melhor abordagem de temas dentro do ambiente de integração social, como por exemplo, a escola. Temos como iniciativa neste trabalho, trazer a problemática das práticas de ensino da Língua Portuguesa em sala de aula, ou seja, de que forma são realizadas com o propósito de garantir o aproveitamento dos conteúdos por parte dos alunos e como os professores vem trabalhando com o PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais).
O ensino de Língua Portuguesa tem atenção especial neste trabalho, por se tratar de um campo no qual se tem a extrema importância no processo ensino aprendizagem, pois não é muito fácil

Relacionados

  • Compreender o Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas
  • Compreender O Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas
  • Diversos
    49798 palavras | 200 páginas