Ensino da gramática ou da língua? –uma discursão necessária

Páginas: 12 (2907 palavras) Publicado: 25 de março de 2013
ENSINO DA GRAMÁTICA OU DA LÍNGUA? –UMA DISCURSÃO NECESSÁRIA



























































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................4
2 CONCEPÇÕES DEGRAMÁTICA........................................................................5
3 TIPOS DE GRAMÁTICA (TIPOS DE ENSINO)....................................................7
3 COMO TEM SIDO O ENSINO DE GRAMÁTICA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL MÉDIO........................................................................................10
4 UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA.....................................12
5CONCLUSÃO......................................................................................................13
REFERÊNCIAS......................................................................................................14


































4
1 INTRODUÇÃO




A evolução de uma sociedade é construída com a ruptura de paradigmas, pois no âmbito da educação o que se percebe éque o ensino não evoluiu tanto o quanto deveria, pois os educadores têm se comportado como os Jesuítas, preocupando-se apenas em alfabetizar, mas o Ensino da Língua Portuguesa tem um objetivo mais amplo que é desenvolver nos alunos a criticidade e as condições para o letramento.
O Ensino da Língua Portuguesa necessita de metodologias inovadoras que proporcione ao aluno um aprendizadosignificativo, pois a Língua Materna é o âmago da educação. É através dessa valorização que conseguiremos desenvolver no alunado habilidades lingüísticas e que eles possam utilizar de forma relevante no meio em que estão inseridos.
Devemos abandonar o ensino puro de gramática na nossa sociedade atual e sim reforçar o trabalho com a língua, valorizado a gramática internalizada do aluno e sualíngua materna, temos que fazer de nosso aluno um ser pensamente de sua própria língua para que ele seja capaz de utilizá-la de forma crítica em nossa sociedade.





















5
2 CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICA

Dentre os pontos principais para ensino da gramática e da língua destacamos as concepções analisadas por Travaglia para o ensino da Gramática. Temos então trêsconcepções para o ensino da gramática.
A primeira concepção destaca gramática como um manual com regras que devem ser seguidas por todos, para que suas expressões sejam utilizadas corretamente, essa concepção é também chamada de gramática normativa, segundo Franchi gramática é um conjunto sistemático de regras para falar e escrever bem.
De acordo com essa primeira concepção afirma-seque a língua é apenas uma variedade culta e padrão e que todas as outras formas, são desvios, destaca também que a variedade padrão deve ser seguida por todos os falantes, para que assim possa contribuir para o aperfeiçoamento da língua do país. Essa primeira concepção trata gramática como variedade da língua, língua essa que se considerou como a norma culta, e que considera errado tudo que não estade acordo com o que é usado nessa variedade da língua.
Também nessa concepção estão embutidos vários modos de perceber e definir a chamada norma culta, alguns desses argumentos são destacados a seguir, são argumentos de natureza:
• Estética: algumas formas e usos são excluídos ou incluídos por critérios tais como elegância, colorido, beleza eufonia, harmonia, etc. devendo-seevitar vícios como cacofonia, colisão, etc.
• Elitista ou aristocrática: o critério que se destaca aqui é o uso da língua que é feito pela classe de prestígio em contraposição ao uso das classes ditas populares.
• Política: os critérios destacados esse ponto são o purismo e a vernaculidade (Língua Nativa). Condenam-se e caçam-se todos os estrangeirismos.




6...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Gramática no ensino de Língua Portuguesa
  • Ensino de gramática de língua portuguesa para surdos
  • Gramática de língua portuguesa para o ensino básico
  • A GRAMÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
  • O papel da gramática no ensino de Língua Portuguesa
  • Relacionando Gramática, variação e normas no ensino de Língua Portuguesa
  • Ensino da gramática da língua portuguesa x variação linguística*
  • Gramática e ensino de língua: perspectivas científicas e ideológicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!