Ensino da geografia: uma reflexão histórica sobre a construção social do ser e do espaço

Páginas: 8 (1970 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2012
[pic]

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO



Ensino da Geografia: Uma reflexão histórica sobre a construção social do ser e do espaço
Hayanny Cirino [1]
O rotulo Geografia tem sua origem na antiguidade clássica, especificamente ao pensamento grego. Entretanto, o conteúdo referido era muitovariado. Assim, ate o final do século XVIII, não e possível falar de conhecimento geográfico, como algo padronizado, com um mínimo que seja de unidade temática, e de continuidade nas formulações. Designam-se como Geografia: relatos de viagem, escritos em tom literário; compêndios de curiosidades, sobre lugares exóticos; áridos relatórios estatísticos de órgãos de administração.
Asistematização do conhecimento geográfico somente vai ocorrerá no inicio do século XIX. E nem poderia ser outro modo, pois pensar a Geografia como um conhecimento autônomo, particular, demandava certo número de condições históricas, como o conhecimento efetivo da extensão real do planeta. Isto é, era necessário que a Terra toda fosse conhecida para que fosse pensado de forma unitária o seu estudo.Hoje podemos defini-la genericamente como geo significa Terra e grafia, descrição, ou seja, descrição da Terra. Essa descreve todos os elementos contidos na superfície do planeta como atmosfera, hidrosfera e litosfera que compõe a biosfera.
Inicialmente a Geografia focalizava somente os elementos naturais, Porem com o passar do tempo surgiu a necessidade de agregar-se também os aspectossociais, Assim, o estudo geográfico conduz ao levantamento de dados sobre os elementos naturais que atingem diretamente a vida humana como clima, relevo, vegetação, hidrografia entre outros. Ou seja uma ciência que tem como objeto o espaço que corresponde ao palco das realizações humanas e homem natureza. O conhecimento da terra e de todas as dinâmicas existentes configura como um objetivo intrínsecoda ciência geográfica.
As primeiras colocações, no sentido de uma Geografia sistematizada, vão ser obra de dois autores prussianos ligados a aristocracia: Alexandre Von Humboldt, conselheiro do rei da Prússia, e Karl Ritter, tutor de uma família de banqueiros. Humboldt possuía uma formação de naturalista e realizou inúmeras viagens. Humboldt entendia a Geografia como uma espécie de síntesede todos os conhecimentos relativos a terra. Em termos de método, Humboldt propõe o empirismo raciocinado, isto é, a intuição a partir da observação.
Sob um prisma metodológico com formação em Filosofia e Historia. Ritter define o conceito de “sistema natural”, isto é, uma área delimitada dotada de uma individualidade. Assim a Geografia de Ritter é, principalmente, um estudo dos lugares,em busca de suas individualidades e semelhanças.
Pode- se então constatar que apesar serem de autores clássicos do pensamento Geográfico Tradicional, Ritter produziu uma Geografia mais Regional e antropocêntrica, enquanto Humbold desenvolve o trabalho em busca de abarcar o Globo, sem privilegiar o homem. E essa clara diferença de abordagem que vai solidificar a Geografia Futura.
Umrevigoramento do processo de sistematização da Geografia vai ocorrer com as formulações de Friedrich Ratzel.
Ratzell defendia que as condições naturais exercem influencia direta sobre a humanidade. Atuando na fisiologia e na psicologia dos indivíduos, e através deste na sociedade. Em segundo lugar, a natureza influenciaria a própria constituição social, pela riqueza que propicia, através dosrecursos do meio em que esta localizada a sociedade.
Para ele a sociedade é um organismo que mantém relações duráveis com o solo, manifestas, por exemplo, nas necessidades de moradia e alimentação. O que torna a natureza responsável pela expansão de um povo sendo obstáculo o acelerador de desenvolvimento, onde o homem utiliza seus recursos para conquistar sua liberdade.
Ratzel...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • reflexão sobre ensino da geografia
  • As representações sociais sobre o conceito e a importância do ensino em geografia
  • a construção histórica social de infancia
  • A didática para o ensino de história e geografia: uma reflexão sobre o necessário trabalho de pesquisa
  • O Espaço vivido do aluno-trabalhador: contribuições de um olhar sobre a cidade para o ensino de geografia.
  • O DESPERTAR DA NOÇÃO ESPACIAL E DO SER COMO AGENTE SOCIAL TRANSFORMADOR NO ENSINO DE GEOGRAFIA
  • Espaço, paisagem e lugar no ensino da geografia
  • A construção histórica social do sentimento de infância

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!