Ensino da filosofia no brasil

Páginas: 44 (10795 palavras) Publicado: 6 de maio de 2013
Altair A. Fávero, Filipe Ceppas, Pedro E. Gontijo, Sílvio Gallo & Walter O. Kohan

O ENSINO DA FILOSOFIA NO BRASIL: UM MAPA DAS CONDIÇÕES ATUAIS*
ALTAIR ALBERTO FÁVERO** FILIPE CEPPAS PEDRO ERGNALDO GONTIJO SÍLVIO GALLO WALTER OMAR KOHAN

RESUMO: O presente texto é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Brasil em 2003, por solicitação da UNESCO, visando a mapear as condições do ensino defilosofia no país em seus diversos níveis, com especial ênfase na educação média. Não se constitui, portanto, num esforço analítico, mas oferece uma descrição, a mais detalhada possível, das distintas condições do ensino de filosofia nas diversas regiões brasileiras naquele momento. Palavras-chave: Filosofia. Ensino de filosofia. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino médio.

*

Este textofoi produzido a partir das respostas a um questionário da UNESCO sobre ensino de filosofia. Os autores responderam regionalmente, sob coordenação-geral de Walter Kohan. Os autores agradecem a colaboração das seguintes pessoas que forneceram dados valiosos para o relatório: Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles (doutoranda em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife); ElizaBartolozzi (subsecretária de Educação do Espírito Santo); Elsa Marisa Muguruza Dal Lago (mestranda em Física da Universidade Federal da Bahia e Professora da Faculdade Batista Brasileira, Salvador, BA); Geraldo Bauduíno Horn (professor da Universidade Federal de Paraná); Helder Buenos Aires de Carvalho (professor da Universidade Federal do Piauí); Josué Cândido da Silva (professor da Universidade Estadualde Santa Cruz, Ilhéus, BA); Najla Velloso Sampaio Barbosa (ex-coordenadora de Ensino Fundamental do Ministério de Educação); e Walter Matias Lima (professor da Universidade Federal de Alagoas). As instituições e e-mails dos respectivos autores são: Universidade de Passo Fundo ( UPF) (favero@upf.tche.br); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EURJ) (filcepps@terra.com.br); Secretaria de Estadode Educação do Distrito Federal (SEE-DF) (pedroegontijo@uol.com.br); Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (gallo@unicamp.br); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EURJ) (walterk@uerj.br)

**

Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 257-284, set./dez. 2004
Disponível em

257

O ensino da filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais

THE TEACHING OF PHILOSOPHY INBRAZIL:
A MAP OF THE CONTEMPORARY SITUATION

ABSTRACT: This article results from a research developed in Brazil in the year 2003, in accordance with the request of UNESCO, aiming at outlining the conditions of philosophy teaching in this country, in their variegated levels, with special emphasis in high school. Therefore, the article does not constitute an analytical effort but offers a descriptionin the most detailed way of the diverse conditions of the teaching of philosophy in different Brazilian regions in this moment Key words: Philosophy. Teaching philosophy. National Curricular Parameters. High school.

ste texto foi escrito a partir de uma coleta de dados norteada por um questionário da UNESCSO, destinado a mapear o ensino de filosofia em cada país, em especial, na educação média,além de avaliar o impacto que o programa “Olimpíadas de Filosofia”, patrocinado por aquele órgão, exerce sobre esse ensino. Embora no Brasil ainda não realizemos as “Olimpíadas”, o levantamento destes dados, apesar de trabalhoso e em muitos momentos dificultado por problemas estruturais e de registro, deu-nos condições de, pela primeira vez nas últimas décadas, produzir um mapa, o mais completopossível, sobre o ensino da filosofia no ensino médio no Brasil. Isso é o que nos anima a trazê-lo a público, na forma de artigo. Que o leitor não espere encontrar aqui análises aprofundadas sobre a questão; longe disso, nossa intenção é a de apresentar os dados coletados – certamente parciais e incompletos – da forma mais clara possível, fazendo apenas alguns ensaios crítico-analíticos. O texto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OS JESUÍTAS E O ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL
  • O PANORAMA CURRICULAR DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL
  • Ensaio acerca do ensino de filosofia no brasil: apredizagem ou devaneio?
  • Ensino da filosofia e filosofia do ensino médio
  • O ensino de filosofia no ensino médio
  • o ensino de filosofia
  • O ensino da filosofia
  • A filosofia e seu ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!