Ensino da contabilidade básica: uma investigação teórico-empírica

Páginas: 21 (5196 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
ENSINO DA CONTABILIDADE BÁSICA: UMA INVESTIGAÇÃO TEÓRICO-EMPÍRICA

Autor:
Flávio Dias dos Santos Correia
Contador e Mestre em Contabilidade

Vínculo Institucional:
Professor Assistente – UNEB – Universidade do Estado da Bahia

Endereço:
Vila São Roque nº 19, Ap. 702, Brotas, Salvador, Ba. CEP: 40.276-146
Telefones: (71) 3380-0018 e (71) 9963-8733
E-mail: rabino_profeta@yahoo.com.brRESUMO


A abertura desordenada de faculdades nos últimos anos (1995-2005) no Brasil prejudicou os artifícios de seleção, devido ao contingente cada vez menor de estudantes que se submetem aos exames admissionais para o ingresso num curso superior em cada instituição, excetuando as públicas. Com isto, o nível intelectual dos ingressos nas faculdades caiu. Portanto, resolveu-se fazer umapesquisa em instituições de ensino superior a fim de detectar o nível intelectual e os pré-requisitos dos alunos que ingressam nas faculdades de Ciências Contábeis e Administração na Bahia, em cujo currículo conste a disciplina de Contabilidade Básica, Geral ou similar. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica e de campo, feita em quatro instituições de ensino superior, sendo trêsparticulares e uma pública, abrangendo duas faculdades particulares de administração; duas faculdades particulares de ciências contábeis e uma faculdade pública de ciências contábeis, por meio da aplicação de uma avaliação diagnóstica em forma de prova escrita, cujo conteúdo abrangeu as quatro operações fundamentais em números inteiros, decimais e fracionários, com algumas aplicações em operaçõeselementares, como: divisão proporcional, cálculo de porcentagem, equação de primeiro grau, cálculo de juros simples, descontos simples e montante. Excetuando a instituição pública, a pesquisa revelou um baixo nível de conhecimento da matemática elementar, dos alunos pesquisados que cursam o primeiro semestre do curso superior, identificando assim, as possíveis causas de suas dificuldades em assimilarconteúdos de contabilidade básica que contemplam conhecimentos prévios de raciocínio lógico-matemático. A investigação aponta para a necessidade das IES promoverem um nivelamento dos alunos no intuito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Contabilidade Básica. Matemática Elementar. Ensino da Contabilidade. Educação continuada.

Área Temática: Educação e Pesquisa emContabilidade





1 INTRODUÇÃO

Nos últimos anos (1995-2005), com o aumento desordenado de cursos universitários no Brasil, devido a abertura proporcionada pelo governo federal, a oferta de vagas aumentou, mas o número de candidatos para cada faculdade diminuiu. Com isto o vestibular nas faculdades particulares tornou-se apenas classificatório, ou seja, os candidatos deixaram de serselecionados, já que a concorrência, quando existe, é baixa. Com isto, o nível intelectual médio dos alunos que ingressam em cursos superiores é, cada vez mais baixo. Esse despreparo prejudica a aprendizagem nas disciplinas básicas de contabilidade, já que, para a assimilação dos conteúdos de tais disciplinas é necessário o desenvolvimento do pensamento lógico. Conseqüentemente, com a baseprejudicada, fica comprometido o nível do ensino e aprendizado da Contabilidade Básica, Geral ou similar, o que compromete, portanto, todo o curso.
A dinâmica dessas questões exige mudanças no mundo real e desperta interesse para a discussão sobre os caminhos do ensino contábil no Brasil. A importância desta abordagem é corroborada por Marion (1996, p. 11) quando afirma que “a universidade (ouqualquer outra instituição de ensino superior) é o local adequado para a construção do conhecimento, para a formação da competência humana”.
Diante desta situação decidiu-se elaborar um trabalho de pesquisa com o objetivo de detectar o nível intelectual médio dos estudantes, ao serem matriculados na disciplina Contabilidade Básica, Contabilidade Geral ou similar nos cursos de Ciências...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • “A importância da pesquisa no ensino da contabilidade – caminhos da investigação”
  • Metodos para Investigaçao empirica
  • Teoria e investigação empírica nas ciências sociais
  • Enquadramento Teorico Metodos Investigacao
  • Contabilidade teórico
  • Contabilidade básica
  • Contabilidade Basica
  • Contabilidade básica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!