Ensino da arte: a importância das aulas de arte para o desenvolvimento de crianças nas séries iniciais.

Páginas: 22 (5268 palavras) Publicado: 23 de março de 2013
ENSINO DA ARTE: A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS.
Camila Beatriz Patzlaff Tessmann¹

Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada como conclusão do curso de Artes Visuais modalidade Licenciatura do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Teve por objetivoinvestigar o uso do estereótipo na educação infantil e a importância das aulas de Arte para o desenvolvimento de crianças nas séries iniciais em duas Escolas Públicas de Pelotas, para saber como os professores utilizam suas metodologias de trabalho e qual a contribuição que o professor de Arte traz para o desenvolvimento destas crianças. A fundamentação teórica parte de uma autora que trabalhacom a desestereotipização de imagens (VIANNA, 2010), (FERRAZ e FUSARI, 1999) e (PCN’s, 1997), trazendo a pratica em sala de aula na área das Artes Visuais, (OSTROWER, 1990) no que diz respeito a criações artísticas, (DUARTE JR., 2001) falando sobre a educação do sensível. Na metodologia utilizada foram privilegiadas, observações em sala de aula, análises de imagens e análises comparativas entre asmetodologias utilizadas por duas professoras da pré-escola. Foi constatada a aplicação de modelos prontos, imagens mimeografadas, a serem utilizadas pelos alunos, mostrando a forte influência da escola tradicional. A pesquisa pretende contribuir para a desestereotipização da imagem que vem sendo utilizada na prática, nas aulas de Artes Visuais.

Palavras Chave: Ensino da Arte, Séries Iniciais,Desenhos estereotipados.

Introdução

Com experiências vividas em minha trajetória escolar, ou até mesmo com os estágios obrigatórios do curso de Artes Visuais licenciatura, pude observar que o uso de imagens estereotipadas, que são modelos prontos, é muito forte até hoje, caracterizando ainda a prática do ensino tradicional.
A partir daí passei a me interessar mais em saber como estariasendo a educação visual das crianças, pois a arte é parte fundamental do currículo escolar, tendo em vista que o professor de arte tem uma bagagem de conhecimentos que ajuda as crianças no entendimento de mundo, o que é muito importante, principalmente, nos primeiros anos escolares.
__________
¹Acadêmica – Artes Visuais – Licenciatura/2011 – Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Tendocomo orientadora a professora Ursula Silva.
Esta pesquisa tem por problemática analisar qual a importância das aulas de arte para o desenvolvimento de crianças nas séries iniciais. Sendo assim, resolvi investigar como estaria sendo executada esta prática em duas Escolas Públicas de Pelotas, para então ser feita uma análise comparativa entre ambas.
A partir do problema de pesquisa surgiram algunsquestionamentos a serem esclarecidos no decorrer desta pesquisa, como:
• Qual a metodologia empregada nas aulas de arte, em ambas as escolas?
• Os professores trabalham com apresentação de imagens?
• Utilizam as mídias atuais em suas aulas?
• Estimulam a imaginação e a criatividade através do desenho?
• Qual a relação que ambos professores estabelecem da prática em sala de aula com ocotidiano das crianças?
O referencial teórico utilizado na pesquisa é baseado em uma autora que trabalha com imagens, Vianna (2010). Também foi utilizado Ferraz e Fusari (1999) e Ferraz e Fusari (1992) na área da arte-educação, Ostrower (1990) no que diz respeito a criações artísticas e ainda Duarte Jr. (2001) falando sobre a educação do sensível, além de também buscar referências nos PCN’s.
MariaLetícia Rauen Vianna trabalha as possibilidades de transformação das imagens escolares, que são imagens trazidas para as crianças já prontas. A autora costuma chamá-las de imagens recebidas ou estereotipadas, que são aquelas que todos nós conhecemos como imagens mimeografadas.
Assim a crença de que os desenhos estereotipados e/ou recebidos empobrecem a percepção e a imaginação da criança (e, por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importãncia das aulas de artes no ensino fundamental
  • A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • O ensino da arte no ensino fundamental: o desenvolvimento criativo das crianças
  • A ARTE COMO FORMA LÚDICA NA ALFABETIZAÇÃO: COMO UTILIZAR A ARTE NA PRÁTICA DE ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS?
  • A IMPORTÂNCIA DA ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
  • O ludico e a arte nas series iniciais
  • A arte nas séries iniciais
  • A criança e a arte de brincar no desenvolvimento do ensino-aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!