Ensinar e aprender

Páginas: 11 (2656 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014








































































Dracena
2013
SUMÁRIO
1 INDRODUÇÃO ......................................................................................................1
1 introdução 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1.1 Ensimo medio para a educação superior no curso de pedagogia 73 conclusao 11
4 REFERÊNCIA..........................................................................................................1
1 introdução




Registro aqui alguns fragmentos de minhas memórias, que por algum motivo, ao qual desconheço, afloraram mais do que outros no instante que me questionava, refletia sobre minha trajetória de vida, minhas escolhas. Foco este memorial nasminhas vivências educacionais e experiências profissionais.
Neste sou sujeito e objeto de pesquisa. Sujeito enquanto indago-me, procuro saber mais sobre o que lembro. Objeto quando me “ouvia”, sendo ao mesmo tempo um instrumento de transmitir e receber a memória que é de “alguém” (eu), um meio de que esse alguém (eu) se valia para transmitir minhas próprias lembranças. Então, ao mesmo tempopesquisadora e pesquisada.
A escola ideal, segundo Rubem Alves (2006):

É uma escola que encoraja os seus alunos a pensar, que não corta a sua imaginação. É uma escola que os faz confiantes em si mesmos. É uma escola que cria, entre os alunos, um espírito de solidariedade e cooperação. São escolas que ajudam as crianças a ver. Insisto nessa palavra ver: ‘A primeira missão da educação é ensinar aver’, ensinar a se assombrar diante das coisas do mundo e da vida, e ensinar a pensar. Não existe nada mais fatal para o pensamento que uma resposta pronta.
2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MINHA HISTORIA DE VIDA.

Nascida em uma cidade do Paraná, ao qual nunca residimos, sempre vivemos em casas de firma cidades planejadas pela empresa CESP (Companhia Energética São Paulo). Uma família de quatro irmãse um irmão comecei a frequentar a escola desde muito cedo na época chamava se maternal aos 3 anos de idade em seguida o pré I, II na cidade de Terra Rica interior de São Paulo.
Na cidade de Porto Primavera foi onde, mas me recordo da escola6, pois onde passei o primeiro e segundo grau, em escolas publicas.
De uma família de classe baixa lembro-me que ficávamos na fila do sindicato aguardando asmatérias que ganhávamos da firma onde meu pai trabalhava ao qual foi o que nos ajudou muito. Eles colaboravam com cadernos canetas lápis borracha o básico para estudar, claro que não dava para a passagem do ano todo, mas lembro-me agora com um ar de risos que não podíamos arrancar folhas do caderno, pois meus pais não aceitavam.
No inicio de todos os anos escolar sempre era uma ansiedade enormee curiosidade em saber quem seriam seus amigos de classe e professores chegava se a escola formavam se filas com as mãos nos ombros dos colegas de classe cantava se o Hino Nacional.
Sempre tive respeito enorme para com todos meus professores sempre os admirei e os imitavam nas minhas brincadeiras em casa ao qual sempre era a professora e meus colegas os alunos. Quando chegávamos na escolatínhamos receio em conversar uns com outros e a professora fazia aquelas brincadeiras para interagir uns com outros e ate mesmo com ela, lembro me que ao pedir p ir ao banheiro me dava muito medo dela não deixar pois tínhamos pelos professores alem de respeito medo receio de não agrada lós.
As vezes que faltávamos na escola pegávamos emprestado o caderno do colega para por a matéria em dia, o visto daprofessora era como se tiver ganhado uma medalha de premiação e mostrar aos outros que éramos espertos ágeis.
Matriculada sempre e na maioria dos anos no período da tarde ficava brava com minha mãe, pois tinha muita vontade de praticar vôlei com as colegas da escola, competição era naquela época algo que mexia muito com o psicológico do estudante sempre havia gincanas entre as escolas palestras,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aprender é ensinar
  • Ensinar para aprender
  • Ensinar e Aprender
  • Ensinar e Aprender
  • ENSINAR E APRENDER
  • Ensinar e Aprender
  • Aprender e Ensinar
  • Ensinar e aprender

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!