Ensinar exige o reconhecimento e assunção da identidade cultural

Páginas: 4 (979 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Ensinar exige o reconhecimento e assunção da Identidade Cultural


Para educar, respeitando de fato a assunção da identidade cultural, tem de se ter atitude, coragem e sobre tudo, se indiguinar,diante do roubo descarado do direito elementar, ao conhecimento que liberta o homem, da animalidade que a ignorância aprisiona. Educadores que não sucumbem às dificuldades, e buscam as soluçõesobjetivando a promoção humana, estão sem dúvida preparando indivíduos que possuirão senso de identidade, de pertencimento, desses sentimentos resultará uma sociedade mais justa, mais feliz onde o respeito eigualdade será algo corriqueiro.
A questão de saber reconhecer a si mesmo, de que faz parte o meu eu, e o eu dos educandos, nossos sentimentos, que devem ser fundamentalmente respeitado na práticaeducativo-progressista, isso é um problema que não pode ser deixado para depois. Tem a ver diretamente com nos assumirmos por nós mesmos, assumirmos o papel de professor com aluno, aluno com professor ealuno com aluno. E é isso que não tem acontecido no treinamento do educador, fazendo assim com que se perca sua essência de educador e perdendo o educando, consequentemente tendo obstáculos naprática do processo.
As pessoas jamais podem fingir não saber, que existem forças tentando impedir o processo de assunção dos educandos, e muitas forças á favor, o professor que acha essas intrigas erradas,vai fazer de tudo pra trabalhar em favor desses obstáculos, que impedem as pessoas de assumir-se diante da sociedade. O autor diz que independente da autoridade da elite, devemos assumir o nossocomportamento diante a sociedade e principalmente diante dos nossos alunos.
Muitos educadores não imaginam que um simples gesto seu pode significar muito, como um sorriso ou mesmo um elogio, pode ficarmarcado para o resto da vida daquele aluno, gesto qual, para o educador pode ser banal, ou aparentemente insignificante, porém, pode ser usado pelo educando como exemplo, resultando em frutos, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ensinar exige
  • Ensinar exige curiosidade.
  • - Ensinar exige liberdade e autoridade
  • Ensinar Exige Pesquisa
  • Ensinar exige curiosidade
  • RECONHECIMENTO CULTURAL
  • Identidade cultural
  • Identidade Cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!