ENSINANDO NÚMEROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

5898 palavras 24 páginas
SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO
ADMINISTRAÇÃO REGIONAL EM PERNAMBUCO

ENSINANDO NÚMEROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Maria José Gomes
Cleonice Alves Da Silva

Garanhuns, 30 de Setembro de 2012

Agradecimentos

Aos meus pais, a supervisora do estágio. A Unidade do SESC Garanhuns que contribuiu de forma significativa, e a todos os professores e estagiários que participaram nesse processo de construção do saber.

Sumário

Resumo

O documento apresentado deu-se a partir de um estágio vivenciado em uma unidade da empresa SESC (Serviço Social do Comércio) o objetivo dessa pesquisa foi analisar a prática de uma professora que leciona em uma turma de Educação Infantil e como se dá o ensino da matemática, especificamente no que diz respeito aos números, nessa etapa da educação básica. Este artigo apresenta a fundamentação teórica sobre a Educação Infantil, o ensino dos números e o trabalho pedagógico do professor de Educação Infantil. Descreveremos neste artigo as práticas da professora em relação ao ensino dos números na Educação Infantil. Na pesquisa utilizamos de uma abordagem qualitativa, na qual fizemos uso dos seguintes instrumentos: observações de aula e entrevista semi-estruturada realizada com a participante. Os dados da pesquisa mostraram que a prática da docente, apresenta poucos aspectos relacionados a perspectiva tradicional e aspectos da teoria construtiva.

Palavras chaves: Educação infantil; ensino dos números; prática pedagógica
1 INTRODUÇÃO

Entre diversas outras áreas que compõe a grade curricular da Educação Infantil, destaco como foco de pesquisa no ensino da Matemática, os números, este possui a relação entre o conhecimento informal e o conhecimento formal o qual é visto como um aspecto a ser considerado, o principal objetivo é torná-la

Relacionados

  • diversos
    5274 palavras | 22 páginas