Ensaoio de bombas

1810 palavras 8 páginas
LABORATÓRIO DE HDRÁULICA GERAL DEPARTAMENTO DE ENERGIA PROF. LUIZ ROBERTO CARROCCI

unesp | DEPARTAMENTO DE ENERGIALABORATÓRIO DE HIDRÁULIA GERAL |

ASSOCIAÇÃO DE BOMBAS

Anderson Gandra kuster numero: 09007-1
Data do experimento: 25/03/2013

1. OBJETIVOS

1.1. Objetivo geral Conhecer quando utilizar e como realizar a Associação de bombas em série e em paralelo.

2.1. Objetivo específico

Obter as curvas características de bombas associadas em série e posteriormente operando em paralelo.

2. INTRODUÇÃO TEÓRICA

2 .1. Bomba

Uma bomba hidráulica é um dispositivo que adiciona energia aos líquidos, tomando energia mecânica de um eixo, de uma haste ou de outro fluido: ar e vapor são os mais usuais. As formas de transmissão de energia podem ser: aumento de pressão, aumento de velocidade ou aumento de elevação – ou qualquer combinação destas formas de energia. Como consequência, facilita-se o movimento do líquido. É geralmente aceito que o líquido possa ser uma mistura de líquidos e sólidos, nas quais a fase líquida prepondera.
Outras máquinas destinadas a adicionar energia aos fluidos na forma de vapor e gases só são chamadas de bombas apenas eventualmente. Como exemplos, há a bomba de vácuo, destinada a esgotar ar e gases, e a bomba de ar, destinada a encher pneumáticos, bolas de futebol, brinquedos e botes infláveis, etc. As máquinas que se destinam a manusear ar, gases ou vapores são normalmente chamadas pelos técnicos de ventiladores ou ventoinhas, sopradores ou compressores.

2.1. Associação de bombas em paralelo

Um exemplo típico de associação em paralelo é o caso das bombas com rotores gêmeos ou duplos. A figura l mostra o aspecto desse tipo de bomba, onde é constituído de uma só peça, e dois rotores gêmeos, sendo a esquerda um e outro a direita.
Como se pode perceber, a altura manométrica é a mesma para ambos os rotores. Essa é a condição da

Relacionados