Ensaoio de bombas

Páginas: 8 (1810 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
LABORATÓRIO DE HDRÁULICA GERAL
DEPARTAMENTO DE ENERGIA
PROF. LUIZ ROBERTO CARROCCI

unesp | DEPARTAMENTO DE ENERGIALABORATÓRIO DE HIDRÁULIA GERAL |

ASSOCIAÇÃO DE BOMBAS

Anderson Gandra kuster numero: 09007-1
Data do experimento: 25/03/2013

1. OBJETIVOS

1.1. Objetivo geral

Conhecer quando utilizar ecomo realizar a Associação de bombas em série e em paralelo.

2.1. Objetivo específico

Obter as curvas características de bombas associadas em série e posteriormente operando em paralelo.

2. INTRODUÇÃO TEÓRICA

2 .1. Bomba

Uma bomba hidráulica é um dispositivo que adiciona energia aos líquidos, tomando energia mecânica de um eixo, de uma haste ou de outro fluido:ar e vapor são os mais usuais. As formas de transmissão de energia podem ser: aumento de pressão, aumento de velocidade ou aumento de elevação – ou qualquer combinação destas formas de energia. Como consequência, facilita-se o movimento do líquido. É geralmente aceito que o líquido possa ser uma mistura de líquidos e sólidos, nas quais a fase líquida prepondera.
Outras máquinas destinadas a adicionar energia aosfluidos na forma de vapor e gases só são chamadas de bombas apenas eventualmente. Como exemplos, há a bomba de vácuo, destinada a esgotar ar e gases, e a bomba de ar, destinada a encher pneumáticos, bolas de futebol, brinquedos e botes infláveis, etc. As máquinas que se destinam a manusear ar, gases ou vapores são normalmente chamadas pelos técnicos de ventiladores ou ventoinhas,sopradores ou compressores.

2.1. Associação de bombas em paralelo

Um exemplo típico de associação em paralelo é o caso das bombas com rotores gêmeos ou duplos. A figura l mostra o aspecto desse tipo de bomba, onde é constituído de uma só peça, e dois rotores gêmeos, sendo a esquerda um e outro a direita.
Como se pode perceber, a altura manométrica é a mesma para ambos os rotores. Essa é a condição daassociação em paralelo. A vazão que nesse caso é igual em ambos os rotores pode em geral ser diferente.

As curvas características da associação podem ser facilmente obtidas a partir das curvas individuais de cada máquina. No caso das bombas com rotor duplo, o fabricante já fornece a característica dos rotores associados, de tal forma que não é necessário fazer a associação.
A figura 2 mostraesquematicamente a associação de três bombas independentes, em paralelo.

2.1.1. Curva característica do conjunto em paralelo

Suponhamos duas bombas idênticas, que operam com a mesma rotação, sejam associadas em paralelo, para suprir a necessidade de uma determinada instalação.
A figura 3 apresenta a curva característica altura H versus vazão Q de cada bomba, a curva das bombas associadas, bemcomo a curva .característica da instalação.

F1 – Ponto de funcionamento da bomba antes da associação − (H1,Q1)
F2 – Ponto de funcionamento das duas bombas operando em conjunto após associação − (H2,Q2)
F3 –Ponto de funcionamento de cada bomba após associação − (H2 = H3 , Q2)
Após a associação, cada bomba contribui para instalação com vazão iguala Q3 na altura H2 = H3.

2.2 – Associaçõesem série

Uma bomba de vários estágio consiste basicamente num arranjo de vários rotores em série (2, 3, 4, ... , z) colocados em um mesmo eixo, fechados por uma mesma carcaça. Nesse caso todos os rotores terão a mesma vazão e mesma altura manométrica descarregando cada rotor no rotor imediato. A figura 4 mostra esquematicamente uma bomba de três rotores em série em uma mesma carcaça.
Aaltura manométrica total da bomba dependerá do número de rotores em série e da capacidade manométrica de cada um. Se z é o número de rotores e H1 a altura manométrica individual, a altura manométrica total será: Ht = Z × H1.
Fig. 4 – Bomba centrifuga de três estágios em serie
Grandes alturas manométricas são vencidas fazendo associações deste tipo. Uma aplicação bem conhecida é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bombas
  • Bomba
  • bombas
  • Bombas
  • Bomba
  • bombas
  • a bomba
  • bomba

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!