Ensaios não destrutivos

Páginas: 15 (3728 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
Análise da utilização de métodos não destrutivos em patrimônio histórico
Kelly ALONSO C. M., Vicente C. M. DE SOUZA, Anna Sábatha CAMBEIRO, Monique PAIVA, Universidade Federal Fluminense – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Niterói, RJ, Brasil kellyac@uol.com.br Assed N. HADDAD Universidade Federal Fluminense – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Universidade Federal doRio de Janeiro – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental Niterói e Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Resumo
Este trabalho propõe a utilização de ensaios não destrutivos em patrimônios históricos, com o objetivo de analisar e buscar tratamento para os danos e patologias decorrentes ao longo do tempo. A preocupação com a recuperação de um bem tombado avança do campo cultural para o conhecimentotécnico. Essa justificativa confere a edificações antigas com valor significativo para a sociedade com ênfases cultural e histórica. A análise em edificações antigas transporta para o tempo presente conhecimentos de técnicas construtivas que não foram registradas, como também materiais que foram empregados. A pesquisa de campo analisou a cúpula externa da Igreja Nossa Senhora da Candelárialocalizada no centro histórico da Cidade do Rio de Janeiro, sendo um dos principais monumentos religiosos da cidade. A cúpula de estudo destaca-se das demais por ser construída com pedras de Lioz, vindas de Portugal. O levantamento de um patrimônio deve abranger a identificação das patologias das estruturas, assim como as indicações de tratamento das mesmas. Por se tratar de um bem preservado, aspropostas e soluções devem ser baseadas em ensaios não destrutivos, justificados pela utilização de técnicas e inspeção de materiais e equipamentos sem danos para o objeto de estudo. O trabalho permitiu identificar os ensaios não destrutivos para determinar o grau de degradação com detalhamento qualitativo e quantitativo do arranjo construtivo. O trabalho conjunto de ferramentas técnicas, como ensaiosnão destrutivos, com o resgate da memória histórica, proporciona uma nova vertente sobre aplicações interdisciplinares. Palavras-chave: Métodos Não Destrutivos; Patrimônio; Patologia; Recuperação; Cúpula.

1. Introdução
Este artigo aborda a importância do estudo técnico de ensaios não destrutivos para intervenções no patrimônio histórico nacional, que se faz presente nos dias atuais, em meio àmodernização das grandes cidades. Recuperar edificações tombadas exige conhecimentos multidisciplinares como técnicas construtivas, patologias, materiais e avaliações através de ensaios que não tragam danos para o Patrimônio, mas resultados confiáveis. Desta forma, os ensaios não destrutivos convergem para o levantamento de informações relevantes neste tipo de construção. Os ensaios não destrutivosrecomendados são: ultra-som, absorção de água, controle de umidade, sais e cloretos, espectrometria e reconstituição de argamassa. O estudo sobre estas técnicas foi recomendado para a cúpula externa da Igreja Nossa Senhora da Candelária, na cidade do Rio de Janeiro, um patrimônio de grande vulto no Brasil, que tem sofrido com grandes deteriorações. A construção de tetos curvos foi influenciadapor disponibilidade de materiais, culturas e religiões, tornando-se um estudo investigativo e complexo. O uso de cúpulas no Brasil foi influenciado pelas tendências arquitetônicas da Europa, trazidas pelos vários povos que contribuíram para a formação do país e com a evolução histórica da própria sociedade brasileira. As cúpulas no Brasil foram usadas para evocações religiosas, desenvolvimentourbanístico, demonstrações de progresso e imponência. Através do levantamento histórico e geográfico observa-se que a cidade do Rio de janeiro destaca-se pela quantidade e variedade de construções que possuem cúpulas, muitas em estado avançado de deterioração. Por este motivo, há uma preocupação com a preservação destes monumentos tombados que relatam a memória histórica do país.

2. Cúpulas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensaios destrutivos e não destrutivos
  • Ensaios destrutivos e nao destrutivos
  • ensaios destrutivos e não destrutivos
  • Ensaios destrutivos e não destrutivos
  • Ensaios Destrutivos e Não-Destrutivos
  • Ensaios destrutivos e nao destrutivos para concretos
  • Ensaios não destrutivos
  • Ensaios não destrutivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!