Ensaios Destrutivos

Páginas: 8 (1949 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
1. Ensaios Não Destrutivos
Os ensaios não destrutivos têm como objetivos, prevenir acidentes, reduzir custos, melhorar a confiabilidade de produtos, dar informações para reparo e ser aceito em uma determinada norma.
Para a obtenção de resultados validos é necessário que os funcionários possuam um bom treinamento e qualificação. Ensaios Não Destrutivos são definidos como testes para o controleda qualidade que são empregados em peças acabadas ou semiacabadas, tem a função de detectar a falta de homogeneidade ou defeitos, através de princípios físicos definidos, sem danifica-los assim possibilitando a posterior utilização dos produtos inspecionados.
Entre as principais ferramentas do Controle da Qualidade estão os ensaios não destrutivos, são empregados na inspeção de produtossoldados, fundidos, forjados, laminados.
São bastante aplicados nos setores petroquímico, nuclear, aeroespacial, siderúrgico, naval, auto-peças e transporte rodo-ferroviário.
O método a ser utilizado depende das propriedades físicas do material. Para a seleção do método adequado é necessário um conhecimento geral dos métodos de Ensaios Não Destrutivos.
São aplicados em situações onde se tem ocedimentopara conduzir o ensaio, um bom sistema para anotação dos resultados e uma norma para interpretar os resultados.

2. Ensaios Não Destrutivos mais utilizados
Os Ensaios Não Destrutivos mais utilizados são realizados pelos processos de Inspeção Visual, Partículas Magnéticas, Líquidos Penetrantes, Ultra-Som, Radiografia, Emissão Acústica e Corrente Parasita.

2.1 Inspeção Visual
A Inspeçãovisual é um Ensaio Não Destrutivo muito empregado para avaliar a qualidade de uma solda ou componente, é de fácil execução, tem um baixo custo e comumente não requer equipamentos especiais.
É muito utilizada na inspeção de juntas soldadas, onde uma rápida detecção e correção defeitos significam economia. É considerado um método primário nos programas de controle de qualidade.
A Inspeção Visualrequer boa visão, boas condições de iluminação e experiência no reconhecimento de defeitos.
Alguns equipamentos como a, lupa de pequeno aumento, boroscópio e câmeras de televisão.

2.2 Partículas Magnéticas
O ensaio por partículas magnéticas é empregado na localização de descontinuidades superficiais e sub-superficiais em materiais ferromagnéticos. É empregado em peças semiacabadas e acabadas,durante as etapas de fabricação.
O Ensaio Não Destrutivo por partículas magnéticas consiste em submeter à peça a um campo magnético onde na região magnetizada da peça as descontinuidades que existem irão causar um campo de fuga do fluxo magnético.
Com a aplicação das partículas ferromagnéticas ocorre a aglomeração destas no campo de fuga, assim, devido ao surgimento de pólos magnéticos por elesserão atraídas. O contorno do campo de fuga é indicado pela aglomeração fornecendo a visualização do formato e da descontinuidade.

2.3 Líquido Penetrante
O método de ensaio não destrutivo por Líquido Penetrante é empregado na para a detecção de descontinuidades abertas na superfície de materiais não porosos e sólidos. O método emprega um líquido penetrante, o qual é aplicado na superfície,penetrando nas descontinuidades.
Após um determinado tempo de penetração, é removido o excesso, e um revelador é aplicado então é feita a observação das descontinuidades através da observação do vazamento do líquido penetrante aplicado.
O Líquido Penetrante pode ser empregado em qualquer material. Para que o ensaio seja bem sucedido é essencial que seja cuidadosamente limpo, de outra maneira seráimpossível que o líquido penetre no defeito, causando desperdício de tempo e recursos.

2.4 Ultra-som
O processo de Ultra-som consiste em ondas ultra-sônicas que podem ser empregadas para medir espessuras ,caracterizar materiais e detectar defeitos.
Ondas de altas frequências são captadas por equipamentos especiais chamados transdutores e se refletem cada vez que encontram uma descontinuidade....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensaios destrutivos e não destrutivos
  • Ensaios destrutivos e nao destrutivos
  • Ensaios destrutivos
  • ensaios destrutivos e não destrutivos
  • Ensaios destrutivos
  • Ensaios destrutivos e não destrutivos
  • Ensaios Destrutivos e Não-Destrutivos
  • Ensaio Destrutivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!