Ensaios de materiais 'flexão'

Páginas: 7 (1563 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
 Flexão
|Matrícula:  |
|Nome: Cid Henrique Otoni de Carvalho |
|Assinatura: |


Sumário

Introdução ----------------------------------------------------------------------------------------- 2

Objetivo -------------------------------------------------------------------------------------------- 3Desenvolvimento --------------------------------------------------------------------------------- 3

Conclusão ------------------------------------------------------------------------------------------ 7

Bibliografia ---------------------------------------------------------------------------------------- 8

Anexos--------------------------------------------------------------------------------------------- 8

I – Introdução

Observando as duas figuras a seguir notamos que a da esquerda mostra um corpo apoiado em suas duas extremidades e a da direita mostra um corpo preso de um lado, com a extremidade oposta livre. Os dois corpos estão sofrendo a ação de uma força

F, que age na direção perpendicular aos eixos dos corpos.

[pic]

A força F leva uma região dos corpos a secontrair, devido à compressão, enquanto que outra região se alonga, devido à tração. Entre a região que se contrai e a que se alonga fica uma linha que mantém sua dimensão inalterada - a chamada linha neutra. Em materiais homogêneos, costuma-se considerar que a linha neutra fica a igual distância das superfícies externas, inferior e superior do corpo ensaiado.

[pic]

Quando esta força provocasomente uma deformação elástica no material, dizemos que se trata de um esforço de flexão. Quando produz uma deformação plástica, temos um esforço de dobramento. Isso quer dizer que, no fundo, flexão e dobramento são etapas diferentes da aplicação de um mesmo esforço, sendo a flexão associada à fase elástica e o dobramento à fase plástica.

Em algumas aplicações industriais, envolvendo materiais dealta resistência, é muito importante conhecer o comportamento do material quando submetido a esforços de flexão. Nesses casos, o ensaio é interrompido no final da fase elástica e são avaliadas as propriedades mecânicas dessa fase. Quando se trata de materiais dúcteis, é mais importante conhecer como o material suporta o dobramento. Nesses casos, é feito diretamente o ensaio de dobramento, quefornece apenas dados qualitativos.

O ensaio de flexão e o ensaio de dobramento utilizam praticamente a mesma montagem, adaptada à máquina universal de ensaios:

· dois roletes, com diâmetros determinados em função do corpo de prova, que funcionam como apoios, afastados entre si a uma distância preestabelecida;

· um cutelo semicilíndrico, ajustado à parte superior da máquina de ensaios.[pic]

Esses ensaios podem ser feitos em corpos de prova ou em produtos, preparados de acordo com normas técnicas específicas.

II – Objetivo

O ensaio visa estudar o comportamento de um corpo de prova, simulando uma viga bi-apoiada, por meio de um ensaio de flexão em 3 pontos.

Assim, determinaremos tensão e a deformação máxima da viga no regime elástico, flecha real e teórica para essa cargana região elástica, rigidez e flexibilidade da viga, energia de deformação armazenada pela viga e os raios de curvaturas da viga (plano longitudinal e transversal). Em seguida, chegaremos ao gráfico da força-deflexão real e teórico e o gráfico momento fletor por deflexão e momento fletor por deformação.

III – Desenvolvimento

III.1 - Aspectos teóricos

O ensaio de flexão é realizado emmateriais frágeis e em materiais resistentes, como o ferro fundido, alguns aços, estruturas de concreto e outros materiais que em seu uso são submetidos a situações onde o principal esforço é o de flexão. A montagem do corpo de prova para o ensaio de flexão é semelhante à do ensaio de dobramento.

A novidade é que se coloca um extensômetro no centro e embaixo do corpo de prova para fornecer a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensaios de flexão
  • Ensaio de flexão
  • Ensaio de flexao
  • ensaio de flexão
  • ENSAIO DE FLEXÃO
  • Ensaios de flexao
  • Ensaio Flexão
  • Ensaio de flexão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!