Ensaios agregado miúdo

Páginas: 18 (4333 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2012
SUMÁRIO

1Introdução..............................................................................................................02
2 Objetivo.................................................................................................................04
3 Revisão Bibliográfica...........................................................................................05
4Procedimentos......................................................................................................06
5 Resultados e análises..........................................................................................10
6 Conclusão.............................................................................................................19
7 ReferênciasBibliográficas..................................................................................21

1 INTRODUÇÃO

Os agregados são minerais que demandam grande consumo no setor mundial de mineralogia. O termo “agregados para a construção civil” é empregado no Brasil para identificar um segmento do setor mineral que produz matéria-prima mineral bruta ou beneficiada de emprego imediato na indústria da construção civil.
Nesta análiselaboratorial, será abordado o estudo referente ao agregado miúdo, a areia grossa. Serão discutidos os resultados obtidos dos ensaios de laboratório, como a granulometria, a massa específica do agregado, a massa unitária no estado solto, a massa unitária no estado compacto, nível de matéria orgânica, nível de inchamento e umidade.
O conhecimento da composição granulométrica é de extremaimportância, pois este tem grande influência nas propriedades do que será produzido com este agregado, como argamassas e concretos. Tendo em vista o conhecimento da granulometria do material, é possível encontrar a melhor maneira de composição para que este possa fornecer maior compacidade possível, a fim de se obter maior resistência e economia. A partir desta análise se obtém a dimensão máximacaracterística do agregado que permitirá selecionar o agregado miúdo adequando segundo as necessidades das peças ou substratos a serem revestidos. É determinado, também, o módulo de finura que indicará possíveis variações de superfície nos agregados. E por fim, faz-se a representação gráfica das porcentagens retidas do peneiramento (curva granulométrica) podendo ser contínua ou descontínua.
A massa específicaou densidade específica real caracteriza a mineralogia do agregado miúdo, porém, não considera os vazios. A massa específica unitária em estado solto ou compacto é a relação estabelecida entre valor da massa do agregado pelo volume total, ou seja, são levados em consideração os vazios da amostra.
A importância do conhecimento do nível da matéria orgânica presente no agregado se evidencia empatologias que possivelmente surgirão posteriores a aplicação da argamassa, além de retardar o tempo de endurecimento. O inchamento ocorre quando há elevada adição de água no agregado, seja por chuva ou adição manual. A água preenche os poros do grão miúdo, e então quando este se satura, a água excessiva vai para a superfície e ocorre o afastamento das partículas, caracterizando o inchamento. Grãosfinos apresentam maior expansão em relação à grãos maiores quando adicionado a mesma quantidade de água. Ao efetuar a compra por volume do agregado com inchamento ou a sua utilização na obra, pode vir a acarretar consequências desvantajosas, como, maior gasto por metro cúbico, ou desproporção de material ao seguir um traço pré-estabelecido.
A umidade é um fator expressivo, torna-se, portanto,indispensável o destaque da sua influência nos agregados no canteiro de obra, uma vez que influi diretamente nas propriedades das argamassas e no seu desempenho do revestimento aplicado.
As normas técnicas utilizadas para os ensaios laboratoriais e para as análises contidas neste relatório são:
* NBR NM 248 – Granulometria
* NBR NM 52 – Densidade
* NBR 7251 - Agregado em estado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de ensaio agregado miudo
  • Ensaios de agregados miudos
  • Ensaio de Agregado Miúdo
  • Ensaios agregado miúdo
  • Ensaio 1 Agregado Miudo
  • ENSAIO DE AGREGADO MIUDO
  • Ensaio de Granulometria do Agregado Miudo
  • ENSAIO DE MASSA ESPECÍFICA DO AGREGADO MIÚDO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!