ensaio sobre a segueita

681 palavras 3 páginas
O filme, nos desperta sentimentos como revolta, nojo e pena para com os personagens da trama, pois demonstra claramente onde pode chegar o nível do instinto e do caráter humano, tanto para o bem, quanto para o mal.

O filme Ensaio Sobre a Cegueira relata uma epidemia conhecida com “Cegueira Branca” onde toda apopulação de uma cidade, exceto a mulher de um oftalmologista, perde a visão nítida das coisas e começa a enxergar tudo como um clarão branco.

Em um momento de extrema necessidade, onde somente uma pessoa não perde sua visão, ela se entrega de corpo e alma a uma situação de extremos(falta de comida, higiene, tendo que conviver com pessoas que nunca havia tido contato antes) para ficar ao lado do marido e ajudá-lo a conduzir uma situação em que ele ser tornara vulnerável a tudo. Porem, ele não hesitou em traí-la com outra mulher, a incentivá-la a se entregar sexualmente a outros homens em troca de comida e mesmo assim, sua mulher permaneceu firme e convicta de que não deveria ter escrúpulos na tentativa de salva-lo e ajudar as outras pessoas que ali estavam.
Ensaio sobre a Cegueira é um romance do escritor português José Saramago, publicado em 1995 e traduzido para diversas línguas. A obra se tornou uma das mais famosas de seu autor, juntamente com Todos os nomes, Memorial do Convento e O Evangelho segundo Jesus Cristo.
A cegueira começa num único homem, durante a sua rotina habitual. Quando está sentado no semáforo, este homem tem um ataque de cegueira, e é aí, com as pessoas que correm em seu socorro que uma cadeia sucessiva de cegueira se forma… Uma cegueira, branca, como um mar de leite e jamais conhecida, alastra-se rapidamente em forma de epidemia. O governo decide agir, e as pessoas infectadas são colocadas em uma quarentena com recursos limitados que irá desvendar aos poucos as características primitivas do ser humano.

A força da epidemia não diminui com as atitudes tomadas pelo governo e depressa o mundo se torna cego, onde apenas uma

Relacionados