Ensaio sobre a cegueira (josé saramango)

261 palavras 2 páginas
RESENHA
“Ensaio sobre a cegueira”, retrata a vida de muitas pessoas, quando percebem que perderam a visão.
A história começa com um homem, que está dirigindo seu carro e de repente perde a sua visão no meio do transito. Após isso, todos aqueles que tiveram algum tipo de contato com ele, são contaminados pela cegueira.
Eles então, foram isolados pelo governo em um manicômio, e todas as outras pessoas que foram contaminadas depois também.
Naquele lugar, havia apenas uma mulher que ainda enxergava, e que logo se sentiu responsável por todos os outros.
Aos poucos, todos eles dependiam um do outro, para sobreviver, pois o lugar já havia ficado sujo e a comida quase não se via mais por lá.
O autor, José Saramago, nos mostra que vivemos em uma sociedade cega, em todos os sentidos. Muitas vezes, as pessoas são individualistas, preferem não ver tudo o que está acontecendo a sua volta, e quando se deparam com esse situação, percebem que necessitam, para a própria sobrevivência, de todos os outros a sua volta. A convivência em grupo, é essencial, tanto na vida como no mercado de trabalho.
A solidariedade da mulher do oftalmologista, chega a ser espantosa, pois pouco vemos, hoje em dia, atitudes tão nobres como a dela. O “se colocar no lugar do próximo”, a esperança que cada um cria e a convivência em grupo, são umas das principais características que um ser humano poderia ter, para conseguir ultrapassar uma barreira como essa.

“ Se tu pudesses ver o que eu sou obrigada a ver, quererias estar

Relacionados

  • resenha
    868 palavras | 4 páginas
  • Resenha critica filme ensaio sobre a cegueira
    1492 palavras | 6 páginas