ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA DO INDIVIDUALISMO

Páginas: 5 (1166 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2015

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – DCH III
JORNALISMO EM MULTIMEIOS

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA DO INDIVIDUALISMO

Nayra de Souza Lima1 Maiara Souza²

Há quem pense que as relações pessoais, o contato físico e emocional, o se preocupar com opróximo, a doação de palavras, sorrisos e abraços não são mais necessárias na vida corrida e agoniada das pessoas. Onde o olhar não “fala” mais, os gestos corporais desmancharam-se no peso do dia, os ouvidos são apenas símbolos de perfeição física, e o corpo, gritando clama em ser bem visto. São apenas reproduções de vida, de sonhos, rotinas que se desvanecem no passar das estações, que semelhantea terra, circula ao redor do sol, mas não o toca, não sente, não vê.
O individualismo e suas deficiências
Pessoas, celulares , ruas , carros, lojas, trabalho, casa, faculdade... Esta é a rotina incansável de milhares que circulam todos os dias pelas estradas da vida em busca do novo, que finda-se na mesmice de sempre. Acarretados de tantas atividades, afazeres e compromissos não se atentampara as belezas que há no cruzar das esquinas, no atravessar de uma rua, no olhar de uma criança, em muros pintados, em todos as coisas que insistem em se apresentarem como uma novidade, mas são ignoradas pelos estresses, e insensibilidade de enxergarem as poesias de um dia. Todas essas características são direcionadas ao individualismo, que possui um fator histórico extenso. Desde o períodoRenascentista o individuo buscava a singularidade, auto responsabilidade, eles buscavam enfatizar essa singularidade pela razão da liberdade que teriam em ser independentes e enxergarem o mundo da maneira que lhes convinha enxergar . Neste sentido “o individualismo” se manifesta como uma busca de distinção (SIMMEL, 1998, p.110). Existem aqueles que defendem este ato, com o discurso de que quandorealmente um individuo se mostra de forma singular, distinto do sistema e dos outros indivíduos ele sofre com os preconceitos de uma sociedade que apresenta zelar pela liberdade e singularidade, mas na verdade prega a uniformidade dos seres, e o enquadramento em seus padrões. O individualismo é um fator que se faz presente em todos os ângulos, embora muitos o classifique como apenas timidez, egoísmo oumal humor o mesmo possui uma infinidade de maneiras em se apresentar, inclusive existem pessoas que desenvolvem caraterísticas mas não enxergam, por serem distinguidas apenas por quem está ao redor, enquanto quem emite estes traços se acha dentro da naturalidade de comportamento, costumeiramente percebemos que por onde passamos, seja em um shopping, padaria ou qualquer outro departamento, todas asmultiformas de comunicação resume-se em nada, existe um fator muito interessante que tem sido objeto de estudo de pesquisadores de relações sociais, que é a arte de reificar as pessoas, ou seja, transformá-las em coisas, neste caso ao entrar em qualquer lugar social, é aberto um espaço da busca apenas no interesse da pessoa, assim todos que estão a volta são meramente seres que não fazem parte dosentido dos interesses do individuo e acabam sendo indiretamente ignorados pela forte predominância do individualismo principalmente na era moderna.
A globalização explica?
Eticamente, individualismo “é uma atitude que privilegia o indivíduo em relação à coletividade”, isto é, trata-se da centralidade da pessoa em busca dos seus próprios interesses sem se importar com os demais que estão à suavolta os quais formam o grupo social a que pertence. Porém o senso comum e a realidade em que vivemos respondem também de outras maneiras, principalmente em nossos dias que ele solidificou-se de maneira avassaladora, multifacetado a ponto de ser encontrado em todos os setores da sociedade e serem classificado de inúmeras maneiras, sendo que a forma negativa de interpretação prevalece. Há quem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensaios sobre a cegueira
  • Ensaio sobre cegueira Resenha
  • Ensaio
  • ensaio sobre a cegueira
  • Ensaio sobre a cegueira
  • Resenha Ensaio sobre a Cegueira
  • resumo ensaio sobre a cegueira
  • Ensaio sobre a cegueira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!