Ensaio sobre Crianças escravas no Brasil colonial

Páginas: 5 (1007 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – CAMPUS XIII
LICENCIATURA EM HISTÓRIA





Ensaio teórico apresentado para o componente curricular
História, cotidiano e relações sociais no Brasil Colônia
sob a regência da professora Regiane Lopes apresentadopara o curso de Licenciatura em História da Universidade
do Estado da Bahia – UNEB Departamento de Educação
Campus XIII, como requisito parcial para avaliação do
2º semestre.




ITABERABA-BA
2014

Esse ensaio trata sobre a vida das crianças escravas no Brasil Colonial, dando ênfase em como se tornavam escravas ecomo eram tratadas por seus senhores assim que desembarcavam no Brasil.
Ao estudar sobre a historiografia do Brasil Colonial podemos perceber que pouco se fala sobre a vinda de crianças escravas para o Brasil, e de fato as crianças não eram o principal objeto de investimento dos senhores de engenho, mas sim suas mães. O tráfico de crianças escravas não teve uma dimensão que pudesse ser comparadacom o tráfico de escravos adultos, mas estava presente naquele período.
Os senhores não se interessavam com a vida das crianças filhas das escravas, e por consequência disso muitos morriam, eram vendidas ou até doadas.
Na política colonizadora de Portugal, a criança escrava era considerada de pouca importância e por isso era tratada como um bichinho de estimação, o qual a senhora dava-lhesrestos de alimentos alegando “bondade”. Ato absurdo que hoje em dia dispensamos aos nossos animais.
Aqueles pequenos escravos que se livravam da morte viviam em situações precárias nos arredores da casa do senhor e logo que chegavam a uma certa idade onde conseguiam andar, já começavam exercer tarefas não muito pesadas. O aprendizado da criança escrava variava de acordo com a idade e o preçoque alcançava se caso fossem vendidas. Com aproximadamente quatro anos iniciava exercer as tarefas, tais como lavar, passar, engomar, davam recados, remendavam roupas, carregavam pequenos objetos, ajudavam os adultos na preparação dos alimentos, além de serem tratados como objetos pelos filhos dos senhores.
Desde cedo as crianças escravas aprendiam que eram obrigadas a servir e sempre obedecer àsordens impostas pelos herdeiros do senhor, sem o direito de reivindicar. Na obra “Casa Grande e Senzala” o autor Paulo Freire cita de forma sucinta a relação que existia entre a criança escrava e o herdeiro do senhor, dizendo:
“ Crescem juntos e o escravo torna-se um objeto sobre o qual o menino
exerce seus caprichos (...). Nas brincadeiras, muitasvezes brutais, dos
filhos dos senhores de engenho, os moleques serviam para tudo.” (p.336)
O ato de “adestrar” a criança negra se fazia através de torturas diárias, feitos de pequenas humilhações e grandes agravos. Portanto fica evidente que mesmo brincando juntos, apenas um se divertia enquanto o outro, obviamente a criança escrava, se submetia a maus tratos, sendo esses quaisquerações e vontades que o menino branco desejasse. Tais ações eram desde beliscões até atos sexuais, onde a criança escrava sem distinguir gênero, era obrigada a ter relações sexuais com o outro e assim colocando em risco sua sexualidade e afetividade no futuro. As meninas escravas ainda com doze, treze anos, quando tinham condições físicas assumiam obrigatoriamente o papel de amante dos senhores deengenho.
A questão da maternidade e paternidade das crianças escravas é bem complexa de se falar, pois os senhores não se importavam com o laço familiar entre os escravos. Isso se dava até porque as crianças escravas eram arrancadas da África quando pequenas e assim que desembarcavam no Brasil e se adaptavam, não podiam quando adultos, recordar os nomes de seus pais. Quando nascidas no Brasil,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MÃO- DE- OBRA ESCRAVA NO BRASIL COLONIAL
  • Resumo sobre o brasil colonial
  • resumo sobre o contidiano das crianças livres no brasil colonial e imperio
  • Ensaio Textual sobre O que é Brasil
  • Questões sobre período colonial do brasil
  • Ensaio crítico sobre a saúde no brasil
  • Ensaio sobre Cultura no Brasil
  • ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!