ensaio resistência à compressão

Páginas: 5 (1122 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2013
ENSAIO
De modo geral, podemos dizer que a compressão é um esforço axial, que tende a provocar um encurtamento do corpo submetido a este esforço.
Nos ensaios de compressão, os corpos de prova são submetidos a uma força axial para dentro, distribuída de modo uniforme em toda a seção transversal do corpo de prova, Figura abaixo.

O ensaio de compressão pode ser executado na máquina universalde ensaios, com a adaptação de duas placas lisas -uma fixa e outra móvel. É entre elas que o corpo de prova é apoiado e mantido firme durante a compressão.
O ensaio de compressão é mais utilizado para materiais frágeis. Uma vez que nesses materiais a fase elástica é muito pequena, não é possível determinar com precisão as propriedades relativas a esta fase.
A única propriedade mecânica que éavaliada nos ensaios de compressão de materiais frágeis é o seu limite de resistência à compressão.
O limite de resistência à compressão é calculado pela carga máxima dividida pela seção original do corpo de prova.

4.BLOCOS CERÂMICOS
Os blocos cerâmicos são componentes construtivos utilizados em alvenaria (vedação, estrutural ou portante). Apresentam furos de variados formatos, paralelos aqualquer um dos seus eixos.
São normalmente produzidos com argilas ricas em juta (tipo taguá) e argilas montmorilonitas.
A conformação ocorre por extrusão, onde a massa de argila é pressionada através do molde que dará a forma da seção transversal. A coluna extrudada obtida, passa por um cortador, onde se tem a dimensão do componente, perpendicular a seçãotransversal. Posteriormente osblocossão submetidos a secagem e a queima éfeita a temperaturas que variam entre 9000C e 11000C.Durante este processo toda a umidade é expulsa e a matéria orgânica é queimada, ocorrendo a vitrificação com a fusão dos grãos de sílica.
4.1.Blocos de Vedação
São blocos usados na construção das paredes de vedação. No assentamento dos blocos cerâmicos de vedação os furos são geralmente dispostoshorizontalmente, o que ocasiona a diminuição da resistência dos painéis de alvenaria, conforme apresentado na Figuraabaixo.

Algumas vantagens do uso de blocos cerâmicos são: -Leveza (decréscimo do custo das fundações);
-Isolamento térmico e acústico;
-Propicia a construção racionalizada;
-Simplifica o detalhamento de projetos, facilitando a integração dosmesmos;
-Diminuição do desperdício dosmateriais (componente, argamassa de assentamento e reboco); -Decréscimo na espessura de revestimento (emboço ou reboco);
-Canteiro de obra menos congestionado e espaço mais limpo;
-Facilita a prumada das paredes;
-Permite a utilização de componentes pré-moldados (vergas, contra-vergas etc);
-Facilita a execução das instalações hidrosanitárias e elétricas, no caso de blocos especiais(aqueles que apresentam espaços pré-definidos para as instalações);
4.2.Tipologia
O processo de vitrificação nas faces do bloco compromete a aderência com a argamassa de assentamento ou revestimento. Por esta razão, as faces dos blocos são constituídas de ranhuras e saliências.
Suas dimensões nominais são recomendadas pela NBR 8042 “Bloco Cerâmico Vazado para Alvenaria –Formas e Dimensões” e estãodispostas na Tabela 1:
Tabela 1:Dimensões nominais para blocos de vedação e portantes comuns
Dimensões comerciais
LxHxC (cm)Dimensões normais (m) Largura (L)Altura (H)Comprimento (C)

4.3.Propriedades Mecânicas
A resistência à compressão mínima dos blocos na área bruta deve atender aos valores indicados naNBR 7171 “Bloco Cerâmico para Alvenaria” que classifica os blocos em tipo em seteclasses, Tabela 2. No caso de blocos cerâmicos com largura (L) inferior a 90mm, a resistência mínima à compressão exigida é de 2,5MPa. Independentemente da classificação, todas as amostras de blocos cerâmicos têm de atender ao requisito mínimo de 1,0 MPa.
Tabela 2:Resistência à compressão
ClasseResistência mínima à compressão

*Área bruta representa a área de qualquer uma das faces
5....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensaio de resistência à compressão
  • Ensaio de resistência à compressão do cimento
  • Ensaio de resistência à compressão do cimento
  • Ensaio de determinação da resistência à compressão – NBR 7215
  • Ensaio finura, tempo de pega e resistência a compressão com concreto
  • Ensaio de compressão
  • Resistência a Compressão
  • Ensaio de Compressão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!