Ensaio mini mcv

Páginas: 2 (328 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Resumo
Os procedimentos de laboratório que visam a classificação do solo de acordo com a classificação MCT são realizados em corpos de prova moldados em cilindros e compactados segundo o ensaio decompactação Mini- MCV.
A metodologia MCT é dividida em duas partes:
Solos Lateríticos
Solos não lateríticos
Solos lateríticos podem ser: areia (LA), arenoso (LA’), argiloso (LG’). Os solos nãolateríticos por sua vez denominam-se: areia (NA), arenoso (NA’), siltoso (NS’) e argiloso (NG’).














1.0. Introdução
No ensaio Mini-MCV, utiliza-se um processo de compactaçãoque permite que, durante a aplicação dos golpes, seja medida a altura do corpo de prova resultante (ΔAn) após um conjunto de golpes aplicados. A densidade do corpo de prova tende a um valor próximoda condição de saturação. Para cada teor de umidade há uma energia que leva a amostra a este estado de compactação.
Foram retiradas uma quantidade de um solo do Campus II da USP localizada na cidadede São Carlos-SP, para a realização de ensaio de Mini-MCV pelo método perda por imersão, para sua caracterização.

2.0. Materiais e métodoshttp://www.etg.ufmg.br/ensino/transportes/disciplinas/etg033/turmaa/tb05.pdf


3.0. Procedimento
Prepara-se uma porção de 2 quilos de solo 24h antes do ensaio , utilizando 5 porções do solo com umidade variável. Iniciando-se pela porção de menorumidade, deve-se acondicionar sempre a mesma quantidade de solo úmido (200 g) . Após aplicado um golpe inicial de um peso padrão caindo de um altura também padronizada, mede-se a altura Ai (altura inicial)do corpo de prova. Em seguida aplica-se uma série crescente de golpes fazendo-se as leituras Af (altura finais) ao final de cada série de golpes repetindo este processo para os diferentes tipos deumidade. Este procedimento permite traçar diferentes curvas de compactação de um mesmo solo, o comportamento de sua massa específica aparente seca máxima em função da umidade, para diversos níveis de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ENSAIO DE MINI MCV TRABALHO
  • Relatório Ensaio Mini MCV
  • Ensaio de Compacta o Mini MCV
  • Ensaio mini MCV
  • Mini Ensaio TO I
  • Teoria de sistemas
  • ENSAIO DE EXPANSÃO, CONTRAÇÃO E CAPACIDADE MINI-CBR
  • Mini

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!