Ensaio macunaíma

Páginas: 7 (1512 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
Globalização
A procura de uma identidade cultural[1]

Elisângela de Britto Palagen[2]


Introdução:
Esse ensaio propõe uma discussão em torno da memória e da cultura brasileira para formação de uma identidade cultural em confronto com o desconhecimento e desvalorização de nossas raízes culturais devido à velocidade e quantidade de informações produzidas no mundo e o processo deglobalização em que vivemos atualmente. Essa discussão tem como fio condutor a obra Macunaíma, de Mário de Andrade.

Que país é esse?

Como cidadãos do mundo, no séc. XXI, pouco sabemos ou temos consciência das nossas origens. A globalização tornou o mundo uma aldeia. Consumimos a cultura de países tão diferentes do nosso com muita naturalidade e, muitas vezes, desconhecemos a origem eevolução de nossa própria cultura. Essa situação pode ser vista por dois ângulos diferentes, uma onde a globalização é a ferramenta que difunde nossa cultura e outro como o pretexto para torná-la de pouco interesse aos jovens de hoje. Esse pouco interesse nos leva ao esquecimento e como dizem os sábios: um povo sem memória é um povo propício a ser manipulado.
Sabemos e concordamos que acultura é dinâmica, no entanto, é essencial compreendermos de onde viemos, onde estamos e quais as tendências futuras. Com a reflexão do anti-herói Macunaíma, podemos amadurecer idéias, conceitos, fortificar paradigmas ou até mesmo reconstruí-los.
O Brasil é formado por uma diversidade cultural imensa que vem desde a época de seu descobrimento através dos índios, a importação dos negros daáfrica com seu trabalho escravo e a vinda de imigrantes de vários países da Europa. Tudo isso misturado num caldeirão de onde se origina uma receita infalível para que um país se torne culturalmente independente. Mário de Andrade mostra isso em seu herói Macunaíma, essa mistura de etnias: o negro, o
indígena e o branco.
“No fundo do mato virgem nasceu Macunaíma, herói da nossagente. Era preto retinto e filho do medo da noite.” [3]


“Quando o herói saiu do banho estava branco louro e de olhos azuizinhos, água lavara o pretume dele.”[4]


O Brasil, por ter sido colonizado, desde o inicio teve de aceitar imposições de culturas estrangeiras e que aqui chegaram desfazendo a cultura que aqui já existia. Deve ser esse o motivo de aceitarmos tãonaturalmente a cultura de outros países em detrimento da nossa própria cultura. Não sabemos quem é Macunaíma nem o que ele representa, muito menos porque ele nos representa. Será porque ele é descrito como um anti-herói, que não tem compromissos com a sociedade, porque é individualista, por ser preguiçoso, fora da lei que aceitamos melhor os heróis americanos que ele?
Entretanto, essepersonagem não deveria ser desmerecido, pelo contrário, deveria ser colocado como uma personagem rica justamente por ser retrato de um povo que é fruto de uma mescla cultural que pode parecer caótica, mas é brilhante.
A globalização acentua ainda mais essa situação de perda de identidade. A indústria cultural se encarrega de padronizar tudo para consumo e nós permitimos que ela nos façaesquecer ou dar pouca importância as nossas origens nos tornando um povo sem referencia. Obviamente, a culpa dessa perda de referência não é da globalização ou das informações que voam pelos meios de comunicação, mas se fossemos um povo que conhecesse e acreditasse em nosso potencial, valorizaríamos mais as nossas próprias culturas.


Um pouco sobre Macunaíma

“Nacionalistacrítica, porém sem ser xenófoba, Macunaíma é a obra que melhor sintetiza as propostas do movimento da Antropologia, criado em 1928 por Oswaldo de Andrade com o objetivo de igualar a cultura brasileira às demais.”[5]




Fruto do movimento modernista desencadeado no Brasil na década de 20 e atrelado a Semana da Arte Moderna, Macunaíma propiciou para a cultura brasileira um novo modelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Macunaíma
  • macunaíma
  • Macunaíma
  • macunaima
  • macunaima
  • macunaima
  • Macunaima
  • macunaíma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!