ENSAIO FILOSOFICO DE LEITURA ORIENTADA DE FILOSOFIA ANTIGA

1880 palavras 8 páginas
ENSAIO FILOSOFICO DE LEITURA ORIENTADA DE FILOSOFIA ANTIGA
RAUDNEY DA SILVA MORAES

A ÉTICA EM SÓCRATES: UMA VISÃO SOBRE A APOLOGIA

MANAUS-AM

INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem abordar o conceito de ética em Sócrates no contexto da filosofia antiga e na relação com a ética contemporânea, gerando uma discussão dos valores da mesma e suas influências para a sociedade em questão. Na Apologia de Sócrates, a ética aparece como um dos princípios de bondade que regulam a conduta do homem, a sua historia e sua postura diante da sociedade. Pois, busca enfatizar a harmonia entre o homem individual antigo e o homem individual contemporânea.
Nessa temática, a discussão gira em torno da ética que tem como objetivo olhar para o homem e ver nele a essência dos bons modos que os acompanham ao decorrer de toda a sua vida social e particular. A partir da vida de Sócrates na Apologia, analisaremos a relação entre a ética socrática e a ética contemporânea e suas influências na sociedade como um todo. O ser ético é aquele que age com prudência, educação e vivacidade, respeitando sempre o outro com suas limitações e com seus problemas. É aquele que age corretamente obedecendo a lei determinada pelos grandes políticos que elaboram-na para estabelecer uma ordem, isto é, uma forma de organizar o estado.
A ética socrática consiste realmente no cumprimento da lei, no respeito a dignidade da sociedade da época, ou seja, ser ético é obedecer e ter consciência de seus atos. A ética em si trata dos preceitos da moral visando estruturar o indivíduo a uma vida digna e possibilitando o convívio harmonioso perante seus semelhantes. Todavia, o significado de ética em Sócrates também esta ligado ao caráter, isto é, aquilo que o homem possui em si, a boa conduta e os bons costumes que geram nele a essência de um ser ético por excelência. Mesmo na certeza de algo, mas sendo julgado e condenado pela lei, Sócrates mantém um postura tranquila sem transgredir a mesmo, mas

Relacionados