Ensaio Filme Adeus Lennin

307 palavras 2 páginas
O filme Adeus Lenin, se passa na Alemanha oriental por volta de 1989, em que no contexto histórico era vivida a queda do muro de Berlim que representava a divisão entre o capitalismo do ocidente e o Socialismo da Alemanha oriental. O autor conta a história de uma família socialista, suas principais características, bem como, as transformações por esta vivida após a queda do muro e a ascensão capitalista.

No filme, podemos observar o esforço de Alex para reconstruir uma realidade socialista. Sua mãe, muito doente, jamais deveria saber que os moldes do país em que acreditava não existiam mais. Notamos nesta ação o que Marx chama de alienação política. Os personagens também são exemplos de dois conceitos propostos por Marx, o primeiro Alex, pode se falar que pertence a classe “para si”, ou seja, no filme ele participa de um movimento de classes que se organizaram politicamente para defender seus interesses, isso mostra que ele tem um maior entendimento do seu papel para a constituição e funcionamento da sociedade, ou seja, ele tem consciência do seu papel como agente de mudança. Já sua mãe pode ser exemplifica como pertencente a classe “em si”.
O capitalismo originou a unificação do poder e do capital para a burguesia. Examinamos claramente estas modificações na cena em que mostra Alex perdendo o emprego na oficina e sua irmã tendo que trabalhar no Burguer King. Com a chegada do capitalismo foi imposto um padrão de consumo, e esse novo império traz consigo uma exploração do trabalhador, que segundo Marx, as pessoas não eram corretamente remuneradas pelo seu serviço, pois não importando o quanto produziam, ganhavam a mesma quantidade, isso foi denominado por Marx como mais-valia.

Relacionados