ENSAIO EM LABORATÓRIO: MASSA ESPECÍFICA E DENSIDADE REAL DO SOLO e PERMEABILIDADE, ESCOAMENTO E VELOCIDADE DA ÁGUA NO SOLO

1662 palavras 7 páginas
MECÂNICA DOS SOLOS
ENSAIO EM LABORATÓRIO: MASSA ESPECÍFICA E
DENSIDADE REAL DO SOLO e PERMEABILIDADE,
ESCOAMENTO E VELOCIDADE DA ÁGUA NO SOLO
INTRODUÇÃO
Solo é um corpo de material inconsolidado, que recobre a superfície da terra, entre a litosfera e atmosfera. Os solos são constituídos por três fases: sólida
(minerais e matéria orgânica) liquida (solução do solo) e gasosa (ar). Um engenheiro civil, vendo pelo lado da mecânica dos solos, vê o solo como um corpo passível de ser escavado, sendo utilizado como suporte para a construção.
O engenheiro se defronta com situações em que é necessário controlar o movimento de água através do solo e proporcionar uma proteção contra efeitos nocivos deste movimento.
Dentro dessas situações, é importante saber que em qualquer projeto que tenha presença d’água, que saibamos as suas propriedades. A permeabilidade é propriedade que o solo apresenta de permitir o escoamento de água através dele.
Todos os solos são mais ou menos permeáveis. O conhecimento da permeabilidade é muito importante em algumas obras de engenharia, principalmente, na estimativa da vazão que percolará através do maciço e da fundação de barragens de terra, em obras de drenagem, rebaixamento do nível d’água, adensamento, etc.

OBJETIVO
O ensaio em laboratório tem como objetivo, determinar a densidade das partículas que constitui um determinado solo, determinas a massa especifica dos grãos que passam na peneira 4/8 de acordo com a NBR 6508/84 e verificar a permeabilidade o escoamento e a velocidade da água que passa pela amostra de solo que será utilizada.
ENSAIO DA DENSIDADE REAL
Equipamentos










Picnômetro;
Peneira 4/8;
Água destilada;
Tela de amianto;
Termômetro;
Balança;
Bico de gás ou outra fonte de calor;
Funil de vidro;
Estufa.

(fonte: autoria própria)

Procedimento








Seca-se a amostra por 24hrs na estufa. Após essas 24hrs, coloca-se para esfriar. Pesa-se o picnômetro

Relacionados

  • Adolf lutz completoo
    233958 palavras | 936 páginas