ENSAIO DE TRAÇAO E ENSAIO DE COMPREÇAO

1044 palavras 5 páginas
ENGENHARIA MECÂNICA
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA

ENSAIO DE TRAÇAO E ENSAIO DE COMPREÇAO

INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão abordados os ensaios de tração e compressão, feito no laboratório na aula pratica de materiais de construção mecânica, o ensaio de tração é utilizado para determinar as propriedades, Limite de escoamento, Limite de Resistência de Tração, Limite de Elasticidade e Limite de Proporcionalidade. Essas propriedades podem ser observadas no gráfico tensão X deformação. Todo material possui o regime elástico e o plástico, durante o regime elástico o material obedece à lei de Hooke, onde o elongamento é calculado em forma de porcentagem. σ = F/A0, onde " σ " é a tração, "F" o carregamento e "A0" a área inicial. e = (L1 - L0)/L0, onde "e" é o elongamento, "L0" o comprimento inicial e "L1" o comprimento final. σ = E x e, onde " σ " é a tração, "E" o módulo de elasticidade e "e" o elongamento.

OBJETIVO Realizar um ensaio de tração e compressão de dois materiais com o intuito de conhecer suas características, montar o gráfico tenção x deformação, o gráfico força x deslocamento, Resolver o exercício proposto plotando seu gráfico e falando suas características, e obtendo o resultado da analise para descobrir de qual material se trata.

ENSAIO DE TRAÇÃO
O ensaio foi feito de acordo com a norma nbr-6152.
Os corpos de prova para o ensaio de tração devem seguir um padrão de forma e dimensões para que os resultados dos testes possam ser significativos. No Brasil é seguida a norma MB-4 da ABNT que define formatos e dimensões para cada tipo de teste.
A seção transversal do corpo de prova pode ser circular ou retangular dependendo da forma e dimensões do produto de onde for extraído.
Se ele for proveniente de uma chapa, placa ou perfil, em geral terá seção transversal

Relacionados

  • Propriedades mecânicas dos metais
    528 palavras | 3 páginas
  • 189264
    9285 palavras | 38 páginas
  • TCC Vantagens e desvantagens dos sistemas pre-moldados e moldados "in loco"
    18302 palavras | 74 páginas
  • Madeiras
    61710 palavras | 247 páginas