Ensaio de tração

Páginas: 5 (1121 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Tratamento interno

Inúmeros tipos de tratamento interno de água de caldeira têm sido utilizados nos últimos cem anos. Esses tipos variam desde a adição de uma variedade de produtos químicos orgânicos e inorgânicos até a adição de produtos químicos não específicos, tais como variados produtos, e, tem três objetivos principais:
A – prevenir e controlar a formação de depósitos na caldeira.
B –prevenir a corrosão da caldeira e seus auxiliares.
C – conduzir vapor de alta pureza.
TIPOS DE CONTROLE DA ALCALINIDADE DA ÁGUA DE CALDEIRAS
1- Carbonato de Sódio
É usado apenas em caldeiras de até 14 Kg/cm2 de pressão. O carbonato de sódio é parcialmente convertido em soda cáustica. Com esse processo, se precipitam os sais de cálcio e de magnésio, desde que se mantenha um excesso de cerca de300 ppm de carbonato de sódio (para remoção do cálcio) e apenas poucas partes por milhão de soda cáustica (para remoção do magnésio). Tem a vantagem do baixo custo e fácil manuseio e a desvantagem de liberar gás carbônico que dará características ácidas ao vapor, além do que, a possibilidade da presença de soda cáustica em altas concentrações oferece o perigo da fragilização cáustica do metal.Esse tipo de controle tem a vantagem de evitar eficientemente incrustações, tanto de cálcio como de magnésio, por precipitá-los de forma floculenta, não aderente, facilmente eliminados das caldeiras, por meio de purgas de sua água. A sua principal desvantagem é a de oferecer o perigo de altas concentrações de soda cáustica, principalmente nas zonas de alta transferência de calor, com conseqüentecorrosão, 
FOSFATO COORDENADO
Esse tipo de tratamento consiste na manutenção do valor do pH da água de caldeira dentro da faixa requerida, sem a utilização de soda cáustica. Para tanto, adiciona-se à água da caldeira uma mistura de fosfatos mono, di e tri-sódicos. Então teoricamente, utilizando esse tipo de tratamento, teríamos dissolvidos na água de caldeira fosfato tri e di-sódicos; o mono-sódiconão deverá estar presente, pois esse sal é adicionado a água somente para diminuir o valor pH quando necessário, isto é, para reagir com o fosfato Tri-Sódico dando, como resultados, o fosfato di-sódico e garantindo-se a presença desses dois outros fosfatos
Sugere-se que o valor do pH seja mantido em cerca de 0,1 unidade abaixo da curva. Com isso, se estará garantindo a ausência de Soda Cáusticalivre e, portanto, eliminando os problemas de corrosão por ela causados, o que seria a sua principal vantagem. Como desvantagem, haverá o fato de que serão necessárias dosagens elevadas de fosfato para garantir a precipitação do cálcio em forma floculenta, não aderente e, então, não é aconselhável o seu uso quando a água de alimentação contiver altas concentrações de cálcio.
ÁLCALIS VOLÁTEISNesse tipo de tratamento, deixa-se de adicionar qualquer produto químico sólido (fosfato, soda cáustica, etc) à água da caldeira. O valor do pH é mantido dentro da faixa requerida para evitar corrosão pela adição de amônia ou aminas voláteis (morfolina, ciclohexamina, etc,). O máximo cuidado deve ser tomado para prevenir contaminação da água com substâncias sólidas, provenientes, por exemplo, decarregamento de evaporadores e vazamentos de condensadores. Por isso para se conseguir êxito com esse tipo de tratamento, há necessidade de se fazer toda a água de reposição e todo o retorno do condensado passar por resinas de troca iônica. Isso, porque não se está usando produtos químicos capazes de combater agentes poluentes. Apenas a alcalinidade é mantida numa faixa suficiente para evitar acorrosão do ferro (pH da ordem de 9,2 a 9,5). Também devem-se eliminar os menores traços de oxigênio dissolvido.
BAIXO TEOR DE SODA CÁUSTICA
Nesse tipo de tratamento, o valor do pH da água da caldeira é mantido na faixa de 9,6 a 10 por meio da adição de pequenas quantidades de soda cáustica (cerca de 2 ppm em termos de OH).
A concentração total de sólidos dissolvidos na água é mantida em valores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensaio de tração
  • Ensaio de tração
  • ENSAIO DE TRAÇAO
  • Ensaio de tração
  • Ensaio de Tração
  • Ensaio de Tração
  • Ensaio de tração
  • Ensaio Tração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!