Ensaio de Riscamento em revestimento de Aluminetos de Níquel

3624 palavras 15 páginas
Ministério da Educação
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

ESTUDO DO DESGASTE ABRASIVO EM REVESTIMENTO DE ALUMINETOS DE NÍQUEL DEPOSITADO POR HVOF

INTRODUÇÃO

Ligas de níquel
Algumas ligas de Níquel fazem parte de um grupo de materiais denominados superligas. Superligas é o nome atribuído para materiais com propriedades mecânicas específicas, ou seja, que possuem alta resistência à corrosão, oxidação a altas temperaturas (acima de 540 ºC), comumente, também são resistentes ao impacto, à fadiga de alto e baixo ciclo e à fadiga térmica [1]. As ligas a base de níquel apresentam uma grande variedade de composições com variações em resistência ao calor e à corrosão. A dureza e resistência à abrasão aumentam com o teor de carbono, cromo, bismuto, silício e ferro [2]. Essas ligas – carbono, cromo, silício, bismuto e ferro - retêm a dureza até temperaturas de 500°C, sendo que a resistência à abrasão por riscamento é boa em todas as faixas de temperaturas, mas a resistência à abrasão por moagem é baixa [2].

Alumineto de níquel
O alumineto de níquel (Ni3Al) é um composto intermetálico particularmente interessante para aplicações especiais, sendo utilizável acima de 1000 ºC. Este composto é conhecido nas superligas como a fase γ’ a base de níquel, considerado o constituinte endurecedor mais importante, e seu comportamento mecânico propicia elevada resistência a altas temperaturas e elevada fluência plástica nas superligas [1].
Os compostos intermetálicos apresentam propriedades relevantes no que se refere a elevadas temperaturas como resistência mecânica, rigidez, resistência à corrosão, pois sua estrutura ordenada reduz a mobilidade das discordâncias elevado ponto de fusão. Possuem módulos de elasticidade superiores e altas resistências quando comparados aos constituintes individuais [1].
A maioria dos

Relacionados