Ensaio de resistência à compressão

Páginas: 7 (1505 palavras) Publicado: 12 de dezembro de 2013
FACULDADE PITÁGORAS

Concreto - Ensaio de resistência à compressão

Do molde do corpo de prova ao rompimento


Thais Graciele de Souza e Luciano Fernandes da Silva

Betim, outubro de 2012



Demonstrar passo a passo a confecção de corpos de prova, passando pela preparação e finalizando com a análise de dados de seu rompimento em laboratório.



Introdução e Resistência doconcreto

A resistência mecânica à compressão é a principal propriedade do concreto no seu estado endurecido. É de conhecimento que o concreto é excelente quando submetido a esforços de compressão e deixa a desejar sob esforços de tração (PETRUCCI, 2005). Ainda segundo ele, a resistência à tração é da ordem da décima parte da resistência à compressão.
Compressão é um esforço axial que tende aprovocar um encurtamento ou até o rompimento do corpo submetido a este esforço. Em ensaios de compressão realizados em concretos, são produzidos corpos de prova com dimensões padronizadas e são submetidos a uma força axial distribuída de modo uniforme em toda seção transversal do corpo de prova.

A resistência do concreto é a propriedade mais valorizada por projetistas e engenheiros de controle dequalidade e é definida como a tensão última aplicada ao elemento que provoca a desagregação do material que o compõe, ou ainda, como a capacidade do material de suportar ações aplicadas sem que ele entre em colapso.

A realização da cura adequada é fundamental para assegurar a obtenção da resistência mecânica do concreto e garantir a sua vida útil, de modo que alguns compostos de hidrataçãofavorecem no desenvolvimento da resistência ao longo do tempo.

Nas obras, a cura do concreto pode ser realizada por vários processos, dentre os quais vale ressaltar: irrigação periódica das superfícies; recobrimento das superfícies com areia ou sacos de aniagem rompidos, que são mantidos sempre úmidos; emprego de cálcio, na razão 800 g/m2, sendo mais usado em regiões de climas úmido.

Fatoreseconômicos devem ser considerados ao decidir quando interromper a cura do concreto. Os benefícios da cura comparam-se como fatores tais como custo, disponibilidade dos meios de cura, necessidade de acesso ao local ou proteção da superfície durante as operações construtivas subsequentes.

Moldagem do corpo de prova

Equipamentos ou ferramentas que foram utilizadas para a moldagem e a cura doconcreto:
• Betoneira ou misturador de concreto;
• Balança;
• Concha metálica;
• Colher de pedreiro;
• Martelo de cabeça emborrachada;
• Moldes cilíndricos de 10 x 20 cm;
• Colarinho para preenchimento;
• Tronco de cone para abatimento;
• Haste de adensamento padronizado;
• Placa de base para abatimento

A moldagem dos corpos de prova é feita por um auxiliar de laboratório. A partirdaí os ensaios são feitos no estado fresco e foi determinada a consistência do concreto com o Slump Test. A moldagem e cura dos corpos de prova serão realizadas em laboratório especializado, conforme a metodologia da NBR 5738 (ABNT, 2003). Após a separação dos materiais para a produção dos concretos, determinaram-se as quantidades de todos os materiais a serem empregados na betonada.
Após amistura, o material será removido da betoneira, sendo iniciada a execução do ensaio de determinação da consistência e moldagem de corpos de prova em formas cilíndricas metálicas de dimensões 10 x 20 cm² (diâmetro x altura).

Fotos:







Uma vez analisado o traço desejado (o cimento escolhido foi o CPII-Z-32RS), são medidos os insumos e preparado o concreto, partimos para a moldagem do corpode prova a ser ensaiado. Inicialmente, deve-se umedecer o tronco de cone e a placa de base. Durante o preenchimento do molde, o operador deverá pressionar com os pés nas aletas do molde, a fim de fixá-lo.

O molde deverá ser preenchido por 3 camadas e cada camada deverá ser adensada com 25 golpes distribuídos uniformemente da haste padronizada. Para a última camada utilizasse um complemento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensaio de resistência à compressão do cimento
  • Ensaio de resistência à compressão do cimento
  • Ensaio de determinação da resistência à compressão – NBR 7215
  • Ensaio finura, tempo de pega e resistência a compressão com concreto
  • Ensaio de compressão
  • Resistência a Compressão
  • Ensaio de Compressão
  • Ensaio de Compressão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!