ENSAIO DE PROFICIÊNCIA” EM MEDIÇÃO DE pH 6,86 a 25 ºC

3231 palavras 13 páginas
“ENSAIO DE PROFICIÊNCIA” EM MEDIÇÃO DE pH 6,86 a 25 ºC,
SEGUNDA RODADA
RELATÓRIO PRELIMINAR

ORGANIZAÇÃO PROMOTORA DO ENSAIO DE PROFICIÊNCIA
Laboratório de Fotoquímica - IBILCE/UNESP
E-mail para contato: epph2011@gmail.com

COMITÊ DE ORGANIZAÇÃO E TÉCNICO
Prof. Dr. Fernando Luís Fertonani
Dra. Iêda A. Pastre
Prof. Dr. Ossamu Hojo
Bel. Renan Souza Silveira
Juliana Borges da Silva
Bel.Paulo Villa de Paula

São José do Rio Preto
2011

1/13

1. Introdução
A medição do pH é efetuada em larga escala, nas rotinas de laboratórios químicos, bioquímicos, industriais, análises clínicas, e ainda, universidades, nas empresas para medição em linha, medições remotas em grandes lagos e oceanos, em centros de pesquisas, constituindo assim, provavelmente, a medição de utilização mais ampla, dentre as técnicas instrumentais empregadas na área da química.
As medições do pH devem ser realizadas de maneira correta e qualificada. Caso ocorra o contrário, os resultados obtidos podem afetar negativamente a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos, pois sua medição é de fundamental importância por tratar-se de parâmetro de controle da qualidade em diferentes áreas e em inúmeros processos laboratoriais e industriais, principalmente na indústria alimentícia. No entanto, na maioria dos casos, os analistas dos laboratórios estão focados apenas nos valores apresentados pelo sistema de medição. Entretanto, a qualidade dos resultados precisa ser avaliada.
A proposta de um “Ensaio de Proficiência” – “EP”, realizado no IBILCE-UNESP não é uma novidade, pois, a primeira rodada de medição de pH 4,00 a 25ºC foi realizada em 2009. Nesta 2ª rodada, considerando o sucesso da primeira, o ensaio foi expandido de modo a contemplar empresas parceiras em nossas atividades de ensino e de pesquisa.
Retornando ao ponto central desta segunda rodada de medições de pH 6,86 a 25º C, esta tem por finalidade comparar resultados de medição de diferentes laboratórios realizados sob

Relacionados

  • Adolf lutz completoo
    233958 palavras | 936 páginas